Divulgação científica e nanotecnologia: resultados preliminares de um projeto de extensão sobre as concepções dos estudantes do curso de licenciatura em Física e Química da Unesp/Pres. Prudente

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-09-14

Autores

Silva, Fernanda Bertaco da [UNESP]
Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
Araya, Ana Maria Osório [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Nanotechnology is an innovative technology for small scale used in several scientific areas. As results of technological advances, this science is increasingly present in our daily lives. In this way, we have developed an Extension Project aiming disclose nanotechnology to the public. Therefore, this article is to show the previous knowledge of students in degree course in physics and chemistry about this science, as well as providing a broader form of knowledge about its meaning, its benefits and harms, and their general applications. It was developed and implemented a questionnaire to undergraduates from FCT Unesp/Presidente Prudente, to diagnose the state of knowledge of students to that theme, and thereafter seek strategies for nanotechnology can be added to the curriculum (in the subjects) of high school.
A Nanotecnologia é uma tecnologia inovadora de pequena escala utilizada nas mais diversas áreas científicas. Como consequência dos avanços tecnológicos, esta ciência está cada vez mais presente em nosso cotidiano. Pensando nisto, elaboramos um Projeto de Extensão visando divulgar a Nanotecnologia ao público em geral. Assim, este artigo consiste em mostrar o conhecimento prévio dos estudantes do curso de licenciatura em Física e Química acerca desta ciência, assim como proporcionar um conhecimento de forma mais ampla a respeito seu significado, seus benefícios e malefícios e, suas aplicações de forma geral. Foi elaborado e aplicado um questionário aos licenciandos da FCT Unesp/Presidente Prudente, para diagnosticar o grau de conhecimento destes alunos ao referido tema, e ulteriormente buscar estratégias para que a nanotecnologia seja acrescentada ao currículo (nas disciplinas) do Ensino Médio.

Descrição

Palavras-chave

Nanotechnology, Previous conceptions, Physics and Chemistry licensure, High school, Nanotecnologia, Conhecimentos prévios, Licenciatura em Física e Química, Ensino médio

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.