Objetos educacionais: ensino de matemática para estudantes público-alvo da educação especial

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Data

2015-09-18

Autores

Silva, Aline Aparecida Alcântara da [UNESP]
Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]
Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]
Silva, Ana Mayra Samuel da [UNESP]
Tinti, Marcela Correia [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The Promotion Centre toward Digital Inclusion, School and Social (CPIDES), of Faculty of Science and Technology - FCT / UNESP of Presidente Prudente, develops actions and research on social and educational inclusion of people with disabilities, using as resources Technologies Digital of Information and Communication (TDIC). Activities related to the extension work presented in this article were developed in CPIDES for teaching mathematical concepts together with three EPAEE: D student with Down Syndrome (DS), the student JP, which has Disorder Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and Intellectual Disability (ID), and the student F with Intellectual Disability (ID). Were used together with these students Educational Objects (OE), which are interactive software, practical experiments, videos, images, sounds and maps that provide the formalization of mathematical concepts. Individual meetings were held weekly, aiming to develop general objectives seeking teaching the basics of mathematics through the OE that are common among the three , support for address the individual goals, which are the literacy and interpretation of problems beyond appreciation of the potential of each student so the activities were developed through the OE and educational games aimed at addressing the same concepts, seeking what is best suited to each student, focusing addition to teaching and learning, social interaction and autonomy.
O Centro de Promoção para Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES), da Faculdade de Ciência e Tecnologias – FCT/Unesp de Presidente Prudente, desenvolve ações e pesquisas sobre a inclusão social e escolar de pessoas com deficiência, usando como recursos as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). As atividades referentes ao trabalho de extensão apresentado neste artigo foram desenvolvidas no CPIDES para o ensino de conceitos matemáticos junto a três EPAEE: o estudante D, com Síndrome de Down (SD), o estudante JP, que possui Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Deficiência Intelectual (DI), e o estudante F com Deficiência Intelectual (DI). Foram utilizados junto a esses estudantes Objetos Educacionais (OE), que são softwares interativos, experimentos práticos, vídeos, imagens, sons e mapas que proporcionam a formalização de conceitos matemáticos. Foram realizados atendimentos individuais semanalmente, visando sempre desenvolver objetivos gerais que busca o ensino dos conceitos básicos da matemática por meio dos OE que são comuns entre os três, além de buscar sanar os objetivos individuais que são o auxilio a alfabetização, interpretação de problemas além da valorização da potencialidade de cada estudante desta forma as atividades foram desenvolvidas através dos OE e dos jogos pedagógicos que visam abordar os mesmos conceitos, buscando o que se adapta melhor a cada estudante, focando além de seu ensino e aprendizagem, o convívio social e autonomia.

Descrição

Palavras-chave

Target audience of special education students, Educational objects, Mathematics teaching, Estudantes público-alvo da educação especial, Objetos educacionais, Ensino de matemática

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.