A iniciação científica no ensino médio como possibilidade de mudança da visão do aluno sobre a aprendizagem da matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-09-16

Autores

Rodriguez, Jaime Edmundo Apaza [UNESP]
Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP]
Souza, Nair Rodrigues de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Several national assessments indicate students' difficulties in relation to learning mathematics, showing that student performance reflects serious learning difficulties. The idea of developing an action that could contribute to try to change this scenario was designed in 2009, with the project "Scientific Initiation in High School", in which students of the Mathematics Degree course would make the role of guiding students of schools High School. And so we have developed an extension project for work with high school students. In the five years that we are developing this extension project, the scholarship students have had the opportunity to meet, more in depth, the school context and high school students have developed research that has been presented at scientific meetings.
Diversas avaliações nacionais evidenciam as dificuldades dos alunos em relação à aprendizagem de Matemática, mostrando que o desempenho dos alunos reflete sérias dificuldades de aprendizagem. A ideia de elaborar uma ação que pudesse contribuir para tentar mudar esse panorama foi idealizada, em 2009, com o projeto “Iniciação Científica no Ensino Médio”, no qual os alunos do curso de Licenciatura em Matemática fariam o papel de orientadores de alunos das escolas do Ensino Médio. Desse modo, foi elaborado um projeto de extensão buscando motivar e inserir os alunos do Ensino Médio no estudo e pesquisa da Matemática. Segundo o MEC, a avaliação de desempenho dos alunos do ensino médio é uma das estratégias para a avaliação dos sistemas, com o objetivo de definir prioridades por parte da União e dos Estados, que possam ser necessárias para a definição ou redirecionamento dos rumos da política educacional. Nos cinco anos em que estamos desenvolvendo esse projeto de extensão, os alunos bolsistas têm tido a oportunidade de conhecer, de modo mais aprofundado, o contexto escolar e os alunos do Ensino Médio têm desenvolvido pesquisas que já foram apresentadas em eventos científicos.

Descrição

Palavras-chave

Scientific initiation, Education, Mathematic, Iniciação científica, Ensino, Matemática

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.