Mapa de riscos: elaboração e aplicação em laboratórios didáticos de uma escola pública de ensino técnico

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-09-12

Autores

Moraes, Matheus de [UNESP]
Confortini, Henrique Pires [UNESP]
Pugina, Ricardo Luiz [UNESP]
Yamakami, Wyser José [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This study have the objective to elaborate of Risk Maps to application on didactic laboratories of a State Technical School, a way to prevent occupational risks. Therefore, data of work conditions of the school members were collected, then the present risks in each laboratory, the intensity level, and the time of exposition. The Risk Maps of the laboratories’ layout were done with the school members information exchange and the laboratories observation, following the brazilian work’s law, to fix this in a visible place. The importance of a risks control program and the works safety information became evident.
O estudo apresentado tem por objetivo a elaboração de Mapas de Riscos para serem aplicados aos laboratórios didáticos de uma Escola Técnica Estadual, como uma medida de prevenção de riscos de acidentes do trabalho. Para tanto, foram coletadas informações sobre os ambientes e sobre as condições de trabalho dos colaboradores e usuários dos mesmos e foram levantados os riscos presentes, bem como seu grau de intensidade e o tempo de exposição a eles. Com as trocas de informações com o corpo integrante da escola e com observação dos ambientes, então, foram produzidos os Mapas sobre o leiaute de cada laboratório, seguindo diretrizes vigentes na legislação brasileira, para sua afixação em local que seja visível a todos os usuários. Torna-se evidente a importância de um programa de controle de riscos, bem como informações sobre o comportamento seguro no ambiente de trabalho.

Descrição

Palavras-chave

Occupational safety, Risk maps, Didactic laboratories, Segurança do trabalho, Mapa de riscos, Laboratórios didáticos

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-8, 2015.