Balão Branco: as contribuições das sessões cinematográficas com filmes legendados na formação do leitor

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Data

2015-09-08

Autores

Silva, Adriana Naomi Fukushima da [UNESP]
Arena, Dagoberto Buim [UNESP]
Santos, Sônia de Oliveira [UNESP]
Soares, Thariane Nayara Leite [UNESP]
Rosa, Lilian Camila [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The supports for reading are rebuilt to meet the changing needs of social men, increasingly diversifying with technological creations. The inscribed writing these new media require rapid reading, for this, the reader can not turn our gaze to each character. In order to develop autonomous learners entering the text with the primary intention of attribution of meaning, the project Writing and reading on screens, developed by the Education Center and funded by Prograd-Unesp, offers students an institution the possibility of developing reading and writing area on screens, even in older, as the film. This work aims to analyze the contributions of a film session with presentation of the subtitled film White Balloon, the Iranian Kiorastami. The film sessions are held in a charity a suburb west of the city of Marilia. The session was attended five researchers and fifteen children aged between nine to ten years. The data generated allowed us to verify that children, aided by the researchers were able to understand the plot and learned to articulate their knowledge with subtitled film situations. In this way, the actions developed by the researchers create conditions for students to understand that to follow the plot was not necessary to look word for word, due to the quick change of subtitles on the screen.
Os suportes para a leitura são recriados para atender às novas necessidades dos homens sociais, diversificando-se cada vez mais com as criações tecnológicas. A escrita inscrita nesses novos suportes exige a leitura rápida, para isso, o leitor não pode dirigir o olhar a cada caractere. A fim de desenvolver alunos autônomos que entrem pelo texto com a intenção primeira de atribuição de sentido, o projeto Escrever e ler em telas, desenvolvido pelo Núcleo de Ensino e financiado pela Prograd-Unesp, oferece aos alunos de uma instituição a possibilidade de desenvolver o domínio da leitura e da escrita em telas, mesmo nas mais antigas, como a do cinema. Este trabalho objetiva analisar as contribuições de uma sessão cinematográfica, com apresentação do filme legendado Balão Branco, do iraniano Kiorastami. As sessões cinematográficas são realizadas em uma instituição beneficente de um bairro periférico da zona oeste da cidade de Marília. Participaram da sessão cinco pesquisadores e quinze crianças com faixa etária entre nove a dez anos. Os dados gerados permitiram verificar que as crianças, auxiliadas pelos pesquisadores, puderam compreender a trama e aprenderam a articular seu conhecimento com situações do filme legendado. Desta maneira, as ações desenvolvidas pelas pesquisadoras criam condições para que os alunos compreendessem que para acompanhar a trama não era necessário olhar palavra por palavra, em razão das trocas rápidas de legendas na tela.

Descrição

Palavras-chave

Education, Subtitled movies, Acts of reading, Educação, Filmes legendados, Atos de leitura

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.