Projeto de extensão: abelha cidadã

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-09-16

Autores

Filipini, Bruna [UNESP]
Mendes, Carolina Soares [UNESP]
Muller, Hinglidj [UNESP]
Negrão, Adriana Fava [UNESP]
Silva, Cínthia Rio Branco da [UNESP]
Modanesi, Melina Stoian [UNESP]
Lomele, Renata Leonardo [UNESP]
Bovi, Thaís de Souza [UNESP]
Carrillo, Marcela Pedraza [UNESP]
Pereira, Márcia [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The project bee citizen brought knowledge to elementary school children, creating these awareness of the importance of preserving the bees and consequently the environment. The benefits of bee products, care should be taken to avoid the risk of accidents and what steps to take in case of accidents were addressed. This information was passed through obstacle courses, with four themes: the environment, individuals hive, products and prevention. The project was developed in the city of Botucatu - São Paulo, with students of the 2nd year of primary education in state and municipal schools. Many children interacted and asked about the life of bees and their products, and in schools on the outskirts of Botucatu, were frequent reports of the use of agrochemicals or fire as a way to eliminate the swarm. Through the activities students remained interested and learned about the importance of bees and their products.
O projeto abelha cidadã levou conhecimento às crianças do ensino fundamental, criando nestas a consciência da importância de se preservar as abelhas e, consequentemente, o ambiente. Foram abordados os benefícios dos produtos apícolas, cuidados que devem ser tomados para se evitar riscos de acidentes e quais medidas a serem tomadas em caso de acidentes. Essas informações foram passadas por meio de gincanas, contendo quatro temas: o meio ambiente, indivíduos da colmeia, produtos e prevenção. O Projeto foi desenvolvido na cidade de Botucatu – São Paulo, com alunos do 2º ano do ensino fundamental, em escolas municipais e estaduais. Muitas crianças interagiram e perguntaram sobre a vida das abelhas e seus produtos, sendo que, em escolas da periferia de Botucatu, eram frequentes os relatos do uso de agroquímicos ou fogo como forma de eliminar o enxame. Por meio das atividades desenvolvidas os alunos se mantiveram interessados e aprenderam sobre a importância das abelhas e seus produtos.

Descrição

Palavras-chave

Children, Honeybee, Education, Awareness, Crianças, Abelha, Educação, Conscientização

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015.