O uso da plataforma virtual Moodle de ensino a distância como incentivo para a prática de yoga

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-09-18

Autores

Pinto, Ana Cláudia Gomes de Amorim [UNESP]
Deutsch, Silvia [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Two aspects motivated the development of this study: the increased use of new technologies in health and the democratization of internet access. Given the growing popularity of yoga practice we observe the increasing of virtual classes, contributing to the spread and gripof this new kind of practice, but research on the implications of this new trend in various contexts are very limited. With this motivation, we create Yoga classes offered in the virtual environment through education portal distance of UNESP with a virtual classroom project offered to 50 students of Yoga Extension Project UNESP Rio Claro during the vacation period. The virtual project showed that the vast majority of participants related well with the Platform as well as classes hosted there, despite any technical difficulties, the project "Yoga on Vacation" could be considered a successful design, pioneering and revealing new possibilities of using distance learning platforms.
Dois aspectos motivaram o desenvolvimento deste estudo: a ampliação do uso de novas tecnologias no âmbito da saúde e a democratização de acesso à internet. Tendo em vista a crescente popularização da prática de Yoga observa-se o surgimento cada vez maior de aulas virtuais desta prática contribuindo para a propagação e aderência da mesma, porém são muito escassas as pesquisas sobre as implicações desta nova tendência nos mais diversos contextos. Com essa motivação, criamos aulas de Yoga oferecidas no contexto virtual, através do portal de educação a distância da UNESP com um projeto de aulas virtuais oferecidas aos 50 alunos do Projeto de Extensão de Yoga da UNESP Rio Claro durante o período de férias, para que pudessem dar continuidade a prática neste período. Foram cinco aulas virtuais, com duração aproximada de 30 minutos, disponíveis para a prática durante o período de férias.. O projeto virtual mostrou que a grande maioria dos participantes se relacionou bem com a Plataforma assim como com as aulas ali hospedadas, apesar de eventuais dificuldades técnicas, o Projeto “Yoga nas Férias” pôde ser considerado como um projeto bem sucedido, abrindo caminho e descortinando novas possibilidades do uso de plataformas de EAD.

Descrição

Palavras-chave

Virtual environment, Yoga, Virtual teaching, Technologies, Ambiente virtual, EAD, Yoga, Tecnologias

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.