Centro de educação continuada em educação matemática científica e ambiental (CECEMCA): a formação de professores na parceria da Universidade Estadual Paulista com o Ministério da Educação

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Data

2005

Autores

Marsiglia, Ana Carolina Galvão [UNESP]
Caluzi, João José [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: O Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA), conveniado entre o MEC e a UNESP é hoje um dos maiores projetos de extensão da UNESP. O Centro formará colaboradores locais, que serão responsáveis pela formação de outros professores, atuando como multiplicadores. Os cursos contemplam os conteúdos de Educação Matemática, Cientifica e Ambiental e envolvem atividades presenciais, semipresenciais ou a distância (EaD). O material didático produzido aborda diferentes aspectos da formação do professor: a base de conhecimento conceitual, conhecimentos pedagógicos e conhecimentos vindos da experiência profissional. Objetivos: A prática da educação continuada tem oferecido cursos que, em oposição à continuidade, propõe estudos descontínuos, pois após um primeiro contato instrucional, os docentes são colocados frente à realidade sem nenhum suporte de prosseguimento no desenvolvimento da prática pedagógica. O CECEMCA pretende valorizar e resgatar o “saber fazer” do professor, constituído ao longo de sua experiência, considerando sua formação continuada um direito do professor e a escola um espaço privilegiado para as ações de formação em exercício. Para garantir o objetivo de capacitação com qualidade, o CECEMCA mantém mais de 40 bolsistas, sendo a grande maioria alunos de graduação de cursos como Psicologia, Pedagogia, Matemática, Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Pós-Graduação em Educação Escolar e Ensino de Ciências. Esses discentes estão sendo preparados para atuarem como assistentes na formação dos professores, o que contribui para a formação do aluno de maneira consistente. A atuação da discente que apresenta este trabalho, é junto à equipe de Coordenação Geral e sua aprendizagem está voltada à Gestão do Centro, o que possibilita conhecer as estruturas da Universidade, do MEC e dos processos de elaboração e execução de todas as etapas do programa. Métodos: O procedimento de trabalho para os cursos de formação partirá do professor e sua prática para instaurar um processo de reflexão sobre o exercício da profissão, através da metodologia dialética de ação-reflexão-ação. Desta forma, visamos capacitar tecnicamente o educador, mas também fazer com que relacione sua atuação com o compromisso ético e político do professor com a sociedade. Resultados: Este projeto se estenderá até 2008 em parceria com o MEC, onde esperamos capacitar com alta qualidade os professores das Redes Municipais de Ensino que venham a fazer parcerias com o CECEMCA.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 066