Projeto de extensão 'educação física para pré escolares': a alteração da bolsista e as mudanças observadas durante as atividades de educação física

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2005

Autores

Limão, Juliana Inhesta [UNESP]
Prado Junior, Milton Vieira do [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O projeto Educação Física para pré-escolares tem por objetivo desenvolver atividades motoras para pré-escolares visando o seu desenvolvimento global. O trabalhado está baseado na Teoria Ecológica de Desenvolvimento Humano, que aponta como principio básico a importância do ambiente e seus componentes no processo de desenvolvimento do homem em diferentes momentos de suas vida. Assim, qualquer alteração significativa no ambiente poderá gerar mudanças favoráveis ou não ao processo de desenvolvimento. erificar as mudanças ocorridas no desenvolvimento do projeto de extensão com a alteração da bolsista responsável em ministrar as aulas de Educação Física para pré-escolares. trabalho foi realizado no CCI com 60 crianças de 2 a 6 anos divididas em 5 grupos por faixas etárias. Todas as turmas tiveram 2 encontros semanais durante o mês de junho. projeto neste semestre contou também com a mudança na direção da creche, o que atrasou seu início. Este fator levou-nos a realizar primeiramente uma reunião com a coordenação, observação da dinâmica das atividades desenvolvidas com a criança, para posteriormente iniciarmos a atividade. Na aplicação das atividades pela bolsista surgiram algumas dificuldades (pontos negativos) e algumas facilidades ( ponto positivos). Pontos Negativos:-no contato inicial houve indisciplina das crianças, necessitando interferência das professoras, com o grupo de 4 anos observamos também baixa motivação e resistência de algumas em realizar as atividades propostas, já com o grupo de 2 anos, a dificuldade encontrada foi em organizar um repertório de atividades que mantivessem a atenção por isso as atividades foram aplicadas na sala e não no espaço livre como nos demais, além disso, necessitaram de maior atenção, Pontos Positivos:-Após o primeiro contato e durante o período observado verificou-se a criação de um vinculo afetivo que facilitou o desenvolvimento das atividades planejadas, houve progressivamente aceitação e confiança na bolsista tanto pelas crianças como pelas professoras e funcionárias, segurança da bolsista aumentou durante o período influenciado pela sua experiência anterior com crianças da pré-escola, utilização de linguagem e atividades adequadas devido ao estudo prévio das características: cognitivas, motoras e afetivas da faixa etária. A troca da bolsista não interferiu na dinâmica do projeto, possuindo algumas dificuldades iniciais, superadas rapidamente

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 127