Leitura e realidade: uma reflexão dinâmica na PEJA

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Data

2005

Autores

Leite, Lívia Brito dos Santos [UNESP]
Silva, Grasiela Cristina Corrêa da [UNESP]
Oliveira, Karina de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho intitulado Roda de Leitura está inserido no Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA)/ UNESP/ Campus Assis que, por ser um projeto de extensão universitária, também valoriza a pesquisa e o ensino, possibilitando a seus educadores, alunos dos cursos de licenciatura da UNESP, uma prática pedagógica que se assenta na metodologia em processo de ação-reflexão-ação. Esse trabalho se desenvolve em uma escola de periferia da cidade de Assis, SP, com um grupo de educandos cuja idade varia entre 18 e 70 anos. O principal objetivo é estimular os alunos à leitura, não apenas como instrumento de integração social, mas também como uma atividade prazerosa. A conscientização da importância do ato de ler pode ampliar as possibilidades de aperfeiçoamento da escrita, integrando as situações que levam os alunos à reflexão sobre o cotidiano. A preocupação com a qualidade dos textos e não com a quantidade, partindo da idéia de que mais importante que codificar é cultivar e exercer as práticas sociais que usam a leitura e a escrita pode desencadear o desenvolvimento de uma reflexão crítica dos alunos sobre suas visões de mundo e aumentar as chances de eles se tornarem leitores experientes. Através da metodologia de pesquisa-ação, trabalhamos, a princípio, textos de fácil compreensão aos alunos e, a partir daí, introduzimos textos mais elaborados semântica e lingüisticamente. Algumas crônicas de Luis Fernando Veríssimo, juntamente com outros gêneros textuais, servem de suporte para essa experiência, sempre correspondendo à realidade dos alunos. Inspirados pelos temas abordados e ativando conhecimentos prévios, os alunos são orientados a produzirem textos, relacionando a leitura com o dia-a-dia. Houve um progresso significativo na autonomia dos alunos ao produzir textos orais e escritos. Essa autonomia é extremamente importante para a aquisição de conceitos da norma padrão. Durante o processo de leitura e produção textual, os alunos tendem a visualizar sob outras perspectivas os acontecimentos dos quais fazem parte enquanto indivíduos integrantes da sociedade. Assim, sua atuação crítica se consolida ao passo que as atividades são encaminhadas a um campo cada vez mais amplo de aperfeiçoamento lingüístico.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 099

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