Programa de alfabetização solidária na UNESP: ferramenta de inclusão social e cidadania através da extensão universitária

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2005

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Desde 1998, a UNESP é parceira do Programa Alfabetização Solidária, programa de alfabetização de jovens e adultos, cuja atuação dá-se, especialmente, em municípios das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste brasileiros, cujos índices de analfabetismo sejam elevados e onde as Prefeituras e Secretarias Municipais de Educação não têm, sozinhas, possibilidades de atendimento das demandas locais de alfabetização de adultos. Nossa atuação como parceiros solidários é colaborar com ações específicas como seleção de alfabetizadores do local, organização e execução das capacitações iniciais dos alfabetizadores dos municípios, acompanhamento, através de visitas mensais, do desenvolvimento dos trabalhos em sala de aula e o desempenho dos alunos, orientação mensal a todos os municípios atendidos através de capacitações pedagógicas continuadas feitas nos municípios e, encaminhamento de alunos para salas de Eja locais e ou outros níveis de ensino que o município ofereça. Este trabalho apresentará, sucintamente, ações realizadas nos municípios atendidos. Mostrar nossa atuação no PAS tendo em vista reduzir os elevados índices de analfabetismo e, principalmente, desencadear um movimento de educação de jovens e adultos, de forma que esta educação seja instrumento de inclusão social e exercício de cidadania das pessoas participantes do PAS. Neste sentido, as Instituições de Ensino Superior como a UNESP, são responsáveis pelo desenvolvimento do projeto pedagógico e, entre outras atividades, pelos cursos de capacitação e aperfeiçoamento dos alfabetizadores. Organização e Execução de Capacitações Iniciais e Continuadas. Visitas de acompanhamento dos trabalhos nos municípios para verificação dos desempenhos de alfabetizadores e alfabetizandos. Suporte e assessoria aos municípios no tocante a EJA e o PAS. O maior resultado encontrado por nós é a verificação concreta da maior inclusão social das pessoas atendidas, bem como a oportunidade que as mesmas têm de exercitar sua cidadania no local onde moram, trabalham, vivem.

Descrição

Palavras-chave

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 118

Itens relacionados