Abordagem fisioterapêutica respiratória em pessoas com síndrome de down: desenvolvimento de um programa de extensão universitária

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Data

2005

Autores

Costa, Ana Martha Krohling [UNESP]
Aguiar, Daniela Yamada [UNESP]
Mizutani, Érika [UNESP]
Kuriki, Heloyse Uliam [UNESP]
Galvani, Lara Marçon [UNESP]
Monteiro, Ana Paula Costa [UNESP]
Pizzol, Renilton José [UNESP]
Godoy, Thaís [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Para promover de forma direta serviços à comunidade foi criado um projeto de extensão universitária em parceria com a APAE de Presidente Prudente, instituição que presta atendimento a pessoas portadoras de necessidades especiais. A implantação e o desenvolvimento do projeto proporcionou uma troca de experiências que possibilitou a ampliação do serviço fisioterapêutico respiratório prestado pela instituição. Desenvolver um programa de atendimento fisioterapêutico respiratório para portadores da Síndrome de Down (SD) baseado na identificação de problemas respiratórios e na implantação de um atendimento continuado dentro da instituição. Foram atendidos cerca de 45 alunos com SD. A identificação dos problemas foi feita através de um diário de registro de sintomas respiratórios direcionado aos professores, um questionário respiratório aplicado aos pais e uma ficha de avaliação física respiratória (exame físico). Foi feito um programa de atendimento ao aluno com problema respiratório, monitorização dos alunos através de informações de professores e pais, orientação aos alunos, professores e familiares sobre condutas simples de tratamento dos sintomas e prevenção. A criação e a manutenção de procedimentos de identificação de problemas respiratórios em indivíduos com SD é de fundamental importância, pois estes indivíduos tendem a apresentar várias anormalidades do sistema respiratório, que os predispõem a freqüentes infecções respiratórias que são a segunda causa de óbitos na SD, nas faixas etárias mais precoces. Os dados colhidos em nosso projeto indicaram aspectos relevantes: 76% das crianças até 6 anos e 33% dos indivíduos acima dos 20 anos apresentaram pelo menos um sintoma respiratório relacionado a um quadro de infecção, todos os indivíduos adultos apresentaram pelo menos um aspecto inadequado da dinâmica respiratória como respiração oral. Tais achados justificaram a implantação de um programa fisioterapêutico respiratório continuado que tem trazido melhoria na sintomatologia dos indivíduos atendidos. Os benefícios do programa também são visualizados pela redução do número de faltas, pelo relato dos professores que perceberam melhoras importantes nos sintomas que muitas vezes inviabilizavam a permanência do aluno na sala de aula e pela maior consciência do aluno em manejar seu problema respiratório. Esses benefícios sentidos pelos participantes do projeto proporcionaram a implantação de um setor de fisioterapia respiratória na APAE e uma ampliação do programa para alunos com outras deficiências mentais que devido à dificuldade de auto-cuidado apresentavam também muitos problemas respiratórios. Os resultados obtidos justificam a ampliação das atividades do projeto e justificam sua manutenção.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 179