Publicação:
Da indigência à cidadania através da alfabetização

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2005

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Introdução: Este projeto encontra- se em desenvolvimento na Casa de referência ao migrante e morador de rua de Presidente Prudente-SP, e a sala é composta por vinte educandos, com idade entre 20 e 75 anos, ambos os sexos. Por ser um trabalho inédito nesse local, os educandos se mostram motivados e assíduos nas aulas que acontecem três vezes na semana. Objetivos: Sendo assim, esse projeto tem como objetivo através do desenvolvimento da auto- estima e reabilitação social, além da alfabetização, integrá- los ao convívio social, transformando a indigência em cidadania. Métodos: Baseados em Paulo Freire, nossos métodos buscam através de um ensino diferenciado contribuir com o desenvolvimento educativo e suas necessidades pessoais, tratando- os e compreendendo- os de forma individual, respeitando a realidade do educando, bem como suas perspectivas. Incentivando- os a compreender o mundo de forma politizada, crítica e consciente, para que isso venha consequentemente acarretar sujeitos atuantes na sociedade. Resultados: São visíveis os resultados alcançados com esses educandos onde vivenciamos um avanço considerável no processo de apropriação da linguagem escrita, podendo verificar também mudanças de atitude em relação ao papel de cidadão, onde os educandos já percebem a importância, antes desvalorizada pelos mesmos, da participação na comunidade, não somente sendo parte dela, mas atuando em suas decisões.

Descrição

Palavras-chave

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 072

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação