O ensino da química e suas aplicações práticas no cotidiano como fator de inclusão social e do despertar do interesse científico
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Desde as proposições filosóficas, da alquimia (mistura de ciência, arte e magia) da Idade Média e dos diversos mitos até a Química Moderna, os fenômenos de transformação da matéria têm encantado pessoas e conquistado cientistas pelas suas particularidades. Assim, por seu caráter experimental, puro, aplicado e interdisciplinar, a Química é hoje muito discutida e estudada. Despertar o interesse científico do corpo discente do Cursinho Pré-Vestibular Ideal da FCT-UNESP através de aplicações práticas no cotidiano do conteúdo disciplinar de Química e fazer com que, através da motivação obtida, o grupo desenvolva um espírito de curiosidade, observação e interesse por adquirir e aumentar seus conhecimentos tangentes à disciplina e demais ciências. Nas aulas ministradas são adotadas tais práticas de ensino: 1) Preparação das aulas em acordo aos parâmetros curriculares do conteúdo programático de Química Geral, Atomística, Química Inorgânica, Físico-Química e Química Orgânica, 2) Direcionamento dos tópicos contemplando os assuntos abordados pelos processos seletivos das maiores e melhores universidades nacionais, 3) Explicações básicas sobre bibliografia de cientistas, histórico das descobertas científicas realizadas e a importância dos métodos de classificação dos conhecimentos acumulados, 4) Exposição da teoria de forma contextualizadora e de suas aplicações práticas no cotidiano, sendo para isso adotado o método prático-expositivo e utilizando-se de inúmeras frases criadas para a fácil memorização de fórmulas e conceitos essenciais da disciplina, 5) Levantamento de dúvidas e inferências ao conteúdo apresentado e explicações da significância destas para o acréscimo do mesmo, 6) Demonstrações e exemplos breves, utilizando pequenas quantidades de materiais do laboratório de química da unidade, 7) Resolução e correção de exercícios, testes, simulados abrangentes aos conceitos apresentados com diferentes níveis de dificuldade encontrados em exames, provas e testes de seleção, 8) Aplicação de questionários de avaliação dos métodos e práticas utilizadas na transmissão do conhecimento, do grau de satisfação pessoal e do corpo discente, bem como de seu grau de aprendizagem. É notadamente perceptível a grande influência dos exemplos, aplicações práticas e breves demonstrações no despertar do interesse dos alunos pelos conhecimentos científicos. Comprovado pela grande curiosidade e participação em aulas, números de dúvidas, perguntas e questões realizadas, crescente opção por cursos de graduação na área das exatas, altos índices de aprovação da disciplina, melhores desempenhos em avaliações e atividades afins e pela sensação de maior utilidade pessoal, faz-se cada vez mais importante o desenvolvimento do presente trabalho.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Citação
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 107