Projeto alegria: teatro como instrumento de reflexão e interação social

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Data

2005

Autores

Nunes, Alessandra Leite [UNESP]
Lima, José Milton [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: O presente projeto entrou em vigor no ano 2000 e, desde então, realiza apresentações teatrais em espaços não convencionais, visando democratizar e difundir a arte para as diferentes classes sociais. Nesses espaços, que não foram estruturados para este tipo de atividade, uma outra relação ator-espectador se estabelece, criando uma atmosfera envolvente de alegria, vínculo e arrebatamento. Verifica-se que barreiras que impedem o acesso da população à arte, entre outras, a dificuldade de deslocamento e a ausência de recursos financeiros, são quebradas, pois o teatro vai até o público e não o inverso. Objetivos: O objetivo principal do projeto é o de contribuir para a popularização da arte por meio de apresentações e oficinas teatrais em entidades filantrópicas, escolas, comunidades carentes e outros espaços sociais. As apresentações e oficinas proporcionam o contato direto com o público e se transformam em espaços de experimentação e reflexão. Métodos: O projeto tem direcionado as pesquisas em dois aspectos principais: os conceitos e as discussões relacionados ao fazer teatral, e a relação desta arte com o processo pedagógico. As pesquisas mostram que no âmbito educacional as linguagens artísticas vêm passando por um processo de valorização, tanto pelos estudiosos e artistas, como pela própria escola. O teatro é uma arte com potencial para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que estimula a criatividade, a interdisciplinaridade, o trabalho coletivo e a pesquisa, colaborando para a formação integral do educando, desenvolvendo aspectos sociais, afetivos, estéticos, éticos e cognitivos, ao mesmo tempo em que reflete e relaciona as questões que envolvem o seu cotidiano com a realidade social mais ampla. Resultados: Calcula-se que aproximadamente 8.000 (oito mil) pessoas foram alcançadas pelo projeto entre apresentações e oficinas. O Circo- Teatro Rosa dos Ventos atingiu um maior público, pois representou o projeto no período de 2000 a 2003 e o Grupo Arteatro, a partir de 2004, passou a integrar o projeto. Pretende-se atingir pelo menos mais 2.000 (duas mil) pessoas até o final de 2005. RESUMO: É necessário reconhecer e valorizar o papel da universidade pública na promoção social dos indivíduos. Além da pesquisa bibliográfica e da produção de relatórios, a bolsista promove as apresentações e faz parte do elenco da peça “O Santo e a Porca”, espetáculo de trabalho deste ano. Acreditamos que através do Projeto Alegria estamos estreitando as relações entre a academia e a comunidade, uma vez que o teatro constitui um canal de expressão e ao mesmo tempo um instrumento de reflexão e interação social, proporcionando aos indivíduos o acesso à arte, à fluência de idéias e experiências que vêm contribuir para a promoção da cidadania.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 029