Projeto trilhando pelos solos: uma experiência com alunos da rede pública sobre ensino de solos

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Data

2005

Autores

Perusi, Maria Cristina Perusi [UNESP]
Nunes, João Osvaldo Rodrigues [UNESP]
Silva, Eliete Gomes da [UNESP]
Santos, Caio Augusto Marques dos [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O Projeto TRILHANDO PELOS SOLOS vem sendo desenvolvido junto ao Laboratório de Sedimentologia e Análise de Solos da FCT/UNESP desde fevereiro 2004. O referido trabalho compreende a elaboração de materiais didáticos que ajudam a ilustrar conceitos e conteúdos pertinentes aos processos de formação, desenvolvimento, características físicas, conservação/degradação do recurso natural solo. Com a estrutura montada, tais conhecimentos são trabalhados com alunos predominantemente do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino, instigando-os a discutir de que forma cada uma dessas variáveis passa a ter implicações no âmbito econômico, social e ambiental. As visitas são possíveis mediante agendamento prévio sendo monitoradas por estagiários do Curso de Geografia, bem como pelos coordenadores do projeto. o presente trabalho tem como objetivo a elaboração de materiais didáticos que ajudem a ilustrar conteúdos pertinentes a solo (maquetes, cartilhas, macropedolitos, kits, painéis, etc.). Além disso, o projeto tem sido estendido à comunidade, principalmente alunos da rede pública, oferecendo oportunidades de reflexões sobre a problemática ambiental mediante o mundo globalizado. Elaboração de materiais didáticos usando material reciclado como garrafas Pett para reconstituição de perfis de solos bem como metodologias consagradas como, por exemplo, para elaboração de macropedolitos, preconizada por Kiehl (1979), recebimento das visitas previamente agendadas (tempo aproximado para cada turma é de aproximadamente quarenta minutos). em um ano e meio de trabalho, o Projeto foi prestigiado com a visita de mais de 1.500 alunos de escolas públicas, privadas, cursos técnicos e grupos de professores (Teia do Saber). Durante a visita, há uma rica troca de experiências e abre-se espaço para discussões e reflexões num esforço de promover debates integrando conteúdos sócio-ambientais, uma vez que se acredita que o exercício da cidadania aconteça mediante exercícios como esses.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 171