Anatomia humana para ensino fundamental e médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2005

Autores

Anaruma, Carlos Alberto [UNESP]
Santi, Francisco Pereira [UNESP]
Zaros, Guilherme Luis [UNESP]
Araújo, Erinardo Moura [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este projeto nasceu para atender aos anseios de professores e alunos das escolas do ensino fundamental e médio da região circunvizinha à cidade de Rio Claro que adotam em seus programas pedagógicos visitas aos centros de referência da área de Ciência e Tecnologia como nossa Universidade. Por outro lado, atende também aos desejos dos alunos dos cursos de Educação Física e de Ciências Biologia do Instituto de Biociências que devido à afinidade com a disciplina de Anatomia Humana, se envolveram com o projeto e utilizam o espaço como uma oportunidade para aprofundar e demonstrar seus conhecimentos. Dar uma visão geral sobre a anatomia do corpo humano e ao mesmo tempo contribuir para despertar a vocação educacional dos visitantes para a área das ciências biológicas. Deste projeto participam os alunos da graduação que já tenham passado pela disciplina de Anatomia Humana nos seus respectivos cursos. As apresentações duram de 2 a 4 horas. Utilizamos diferentes maneiras de se enfocar o corpo humano, e para isto, dispomos de uma coleção completa de peças anatômicas artificiais (Deutsches Hygiene Museum Dresdem), além de uma coleção de peças anatômicas naturais fixadas em formol, as quais são demonstradas pelos alunos monitores, reunidas nos diferentes sistemas orgânicos. A exceção são os alunos da pré-escola que eventualmente nos visitam. Estes participam de uma aula onde utilizamos os manequins de plástico, e de maneira lúdica fazemos um reconhecimento dos principais órgãos, seu tamanho, sua localização e suas respectivas funções. Todos estes alunos são acompanhados pelos seus respectivos professores de ciências, que de uma maneira geral aproveitam a oportunidade para reciclar seus conhecimentos e se atualizar no que se refere à anatomia do corpo humano. Durante as visitas demonstramos os órgãos e as estruturas anatômicas mais importantes e interessantes do corpo humano, o que contribui para sedimentar de maneira prática os conhecimentos adquiridos de maneira teórica pelos alunos visitantes nas suas escolas de origem. Nesta oportunidade, existe um rico contato dos alunos visitantes com os órgãos que compõe o corpo humano e através da disciplina de anatomia humana, acabam despertando a vocação para a área de ciências biológicas ou da saúde. Os alunos monitores e estagiários que atuam no projeto, ao se prepararem para as explicações, devem ampliar os conhecimentos na matéria e têm oportunidade para ensaiar a atividade didática que é inerente à sua futura profissão. Ao demonstrarem o corpo humano de uma maneira interessante, curiosa e inesquecível, estreitam os laços entre os alunos do ensino fundamental e médio com a Universidade.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 184