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PET-Química no bairro 2005

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Pós-graduação

Curso de graduação

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Nos finais de semana na cidade de Araraquara há um projeto chamado Escola da Família , onde são desenvolvidas atividades para a participação mais ativa da família dos alunos no ambiente escolar. Tendo em vista estas atividades, foi desenvolvido o projeto PET no Bairro pelos grupos PET (Programa Especial de Treinamento) da Unesp do Campus de Araraquara. O grupo PET-Química apresentou experimentos e painéis sobre os temas Doenças Associadas com a Água e Tratamento de Água , procurando orientar e conscientizar a população dentro destes temas em relação à química. A iniciativa visa à integração da Universidade com a comunidade levando o conhecimento como informação para o dia-a-dia da população. Decidido que o tema do projeto seria Higiene e Saúde , determinou-se o que cada um dos grupos PET abordariam em suas apresentações. O grupo PET-Química ficou encarregado de explanar os tópicos Doenças Associadas com a Água e Tratamento de Água . O grupo preparou dois painéis com os respectivos tópicos a serem explicados. Os alunos do grupo organizaram um experimento onde todas as etapas do tratamento de água eram demonstradas em seqüência, ajudando o público a entender o importante papel da química neste processo. Foi feita também, uma solicitação junto ao Departamento de Água e Esgoto do Município de Araraquara afim de conseguirmos larvas do mosquito da dengue (Aedes Aegypti) para que os participantes do projeto conseguissem identificá-las em suas residências. O projeto foi realizado no dia 18 de junho, na parte da tarde, na Escola Estadual Professora Luísa Rolfsen Petrilli no Jardim Iguatemi da cidade de Araraquara. Alem das apresentações distribuiu-se panfletos informativos quanto a prevenção de doenças e melhor utilização dos recursos hídricos. O grupo se preocupa em levar conhecimentos ligados à Química para junto da comunidade, tendo alcançado bons resultados ao trabalhar questões ligadas ao tratamento de água e doenças associadas com a água. A novidade está em envolver as famílias dos estudantes, dando-lhes oportunidade de participar ativamente de debates que têm por base o conhecimento e a informação. O projeto teve uma boa aceitação da comunidade, ocasionando uma repercussão do trabalho realizado e fazendo com que outras escolas apresentassem interesse pela sua realização. O projeto terá continuidade durante o ano de 2005 e possivelmente no próximo ano.

Descrição

Palavras-chave

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 115

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