A comunicação e a questão da homossexualidade nas organizações

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-08-08

Autores

Prestes, Matheus José [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Ao traçar os rumos da presente dissertação, buscou-se proporcionar o diálogo entre a comunicação, em especial a comunicação organizacional, com as reivindicações do segmento LGBT. Verificando-se a escassez de publicações sobre o tema, esta pesquisa abarca sua fundamentação teórica no diálogo dos conceitos históricos, sociais, culturais, midiáticos e comunicacionais, juntamente com o rico material produzido em 2013 pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social às organizações, com direcionamentos em relação à abordagem da temática da homossexualidade no ambiente de trabalho, como também, perante a sociedade nos quais estão inseridas. De forma a aprofundar os debates a partir das informações obtidas através das pesquisas teóricas e documentais, o presente estudo realizou entrevistas com homossexuais masculinos, atualmente inseridos em empresas públicas e privadas brasileiras, onde buscou-se a resposta para as seguintes indagações: se o homossexual pode desenvolver-se plenamente nas organizações ou se ainda enfrenta preconceitos e de que forma as organizações tratam este assunto em sua comunicação, a partir da perspectiva de seu público interno. A pesquisa realizada mostrou que embora exista um certo avanço no tratamento dos homossexuais nas empresas ainda permanece a discriminação, seja manifesta de forma explicita ou de forma velada. Estas conclusões vêm de encontro à proposta desta pesquisa, garantindo-lhe relevância, pois descrevem como as organizações ainda tratam as questões relacionadas ao público LGBT como um fator de impedimento para que este homossexual obtenha seu desenvolvimento pleno nas organizações em que está inserido.
This dissertation sought to provide a dialog between communication – especially organizational communication – and the claims from the LGBT segment. Given the scarcity of publications in the field, this research grounds its theoretical foundation on the dialog between historical, social, cultural, communicational and media concepts, along with the rich material produced by the Ethos Institute of Business and Social Responsibility in 2013, which provides guidelines regarding the treatment of homosexuality-related topics within both the workplace and towards the larger society in which organizations are immersed. In order to deepen the debate based on the information obtained through theoretical research and documental analysis, this study performed interviews with male homosexuals currently employed by Brazilian companies, oriented by the following quests: whether homosexuals can develop plainly within the organization or they face prejudices; and how organizations are dealing with this matter in their communication from the perspective of internal public. This research showed that despite a certain degree of advancement in the treatment of homosexuals in organizations, discrimination still remains, being manifested either explicitly or covertly. These conclusions are aligned with the research objective – therefore ensuring its relevance – because they describe how organizations still deal with issues related to the LGBT public as a barrier for homosexuals to achieve their full development within the organization they are part of.

Descrição

Palavras-chave

Homossexualidade, Comunicação, Organizações, Inclusão, Preconceito, Homosexuality, Communication, Organizations, Inclusion, Prejudice

Como citar