Nancy Huston e as marcas da infância: identidade, história e língua em Lignes de faille

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-09-05

Autores

Silva, Ana Letícia Sanches [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo o estudo do romance Lignes de faille (2006), de Nancy Huston, escritora anglófona que adota o francês como língua de escrita a partir do momento em que se instala de forma permanente na França. A busca de identidade e o questionamento das histórias inscritas na História, temas retratados no livro em questão, que se pode contextualizar na vária literatura chamada de pós-moderna, pretendem ser estudados a partir das visões críticas da própria autora, expressas em seus livros de ensaios A espécie fabuladora (2010) e Nord perdu (1999). Além da visão de História e identidade como ficção, apresentados por ela em A espécie fabuladora, assim como a inseparável questão linguística que permeia todas as discussões identitárias e que está presente em Nord perdu, propõe-se o aprofundamento de reflexões sobre os conceitos de metaficção historiográfica (HUTCHEON, 1991), visando a abordagem da História no romance; sobre o conceito de sujeito pós-moderno (HALL, 1999) para repensar as questões identitárias e, de forma geral, a problematização do conceito de entre-lugar divulgado por Bhabha (BHABHA, 1999).
This thesis aims to study the novel Lignes de faille (2006), by Nancy Huston, Anglophone writer who adopts French as her writing language from the moment she moves and settles permanently in France. The search for identity and the questioning of the stories recorded in History, foundation themes for the construction of the book, to which is proposed a post-modern reading, are intended to be studied from the author's own critical views, stated in her essay books A espécie fabuladora (2010) and Nord perdu (1999). Besides the view of History and identity as fiction, presented by her in A espécie fabuladora, just as well as the inseparable linguistic issue that pervades every identity discussion, introduced in Nord perdu, it is proposed a deepening of the reflections with the concepts of historical metafiction (HUTCHEON, 1991), to look at the concept of History used in the novel; the application of the concept of the postmodern subject (HALL, 1999) to rethink the identity issues and, in general, the problematization of the concept of in-betweenness disclosed by Bhabha (BHABHA, 1999).

Descrição

Palavras-chave

Nancy Huston, Lignes de faille, Literatura e história, Identidade, Pós-modernismo, Literature and History, Identity, Post modernism

Como citar