A organização do espaço escolar no Brasil: uma análise histórica e social
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Leite, César Donizetti Pereira 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IBRC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
This study aims to investigate the organization of school space in Brazil, from its primordia, around the sixteenth century (VXI) with the Portuguese colonization in the country, up to the present days, with a focus on the changes that have occurred both physically and socially within the school space. Studying the different configurations of this changes over the years, and taking as reference Foucault's concepts on the subject, this bibliographical research aims to study the possible consequences that the organization of this space reflects in its use and how it is seen beyond the pedagogical look, as well as an instrument of power
Resumo (português)
Este trabalho tem como objetivo pesquisar a organização do espaço escolar no Brasil, desde seu primórdio, por volta do século XVI, com a colonização portuguesa no país, até o momento atual, tendo em foco as mudanças que ocorreram tanto física quanto socialmente dentro deste espaço. Estudando as diferentes configurações do mesmo através dos anos, e tomando como referenciais conceitos de Foucault sobre o assunto, essa pesquisa bibliográfica tem como finalidade estudar as possíveis consequências que a organização deste espaço reflete no uso do mesmo, e de como este é visto além do simples olhar pedagógico, como também instrumento de poder
Descrição
Palavras-chave
Escolas - Organização e administração, Educação - Historia, Escolas - Brasil - século XVI, Brasil, Pesquisa bibliografica, Disciplina escolar
Idioma
Português
Citação
ALMEIDA, Larissa Cella de Cavalli. A organização do espaço escolar no Brasil: uma análise histórica e social. 2016. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.