Publicação: Contradições do processo de escolarização: jovens e privação de liberdade
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Data
Autores
Orientador
Fonseca, Débora Cristina 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IBRC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Este trabalho busca compreender o sentido que a escola/educação tem para os jovens que estão em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é privado de liberdade os adolescentes autores de atos infracionais, com o objetivo de reeducá-los/disciplinálos para a vida em sociedade. Em uma perspectiva de pesquisa qualitativa, estão incluídos jovens que já passaram pela internação e cumprem a medida em meio aberto, com a obrigatoriedade de frequentar a escola. Será analisado o conhecimento da história de vida dos jovens no que se refere ao seu processo de escolarização anterior à sua internação na Fundação Casa e, em alguns casos, posterior à sua saída e levantamento das principais dificuldades de frequência às aulas na rede pública, quando reinseridos por força da medida socioeducativa
Descrição
Palavras-chave
Brasil [Estatuto da criança e do adolescente (1990)], Educação, Escolarização, Medidas socioeducativas, Liberdade condicional juvenil, Escolas - Frequencia
Idioma
Português
Como citar
BARROS, Clara Mauerberg de. Contradições do processo de escolarização: jovens e privação de liberdade. 2016. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.