Efeito dos ácidos graxos poliinsaturados sobre o desempenho reprodutivo de fêmeas de Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2003-01-31

Autores

Ribeiro, Karina [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Avaliou-se a influência dos ácidos graxos, poli-insaturados (n-3 HUFA e 18:2n-6) sobre os índices gonadossomático, hepatossomático e a fecundidade de fêmeas da espécie Macrobrachium amazonicum. Para tanto, três grupos de 24 fêmeas foram alimentadas com rações isoproteicas e isolipídicas contendo diferentes níveis dos ácidos graxos n-3 HUFA e 18:2n-6 (12mg/g de ração) para T1, n-3 HUFA (6mg/g de ração) e 18:2n-6 (12mg/g de ração) para T2 e n-3 HUFA e 18:2n-6 (6mg/g de ração) para T3. As coletas iniciaram-se após 45 dias de experimento estando de acordo com o estágio ovariano I,III e V. Após biometria, os ovários e o hepatopâncreas foram coletados e pesados individualmente. Os dados foram correlacionados para obtenção dos índices hepatossomático (IHS) e gonadossomático (IGS). A análise da fecundidade foi obtida com a coleta de ovos fecundos e determinada a partir de relações: número de ovos/tamanho do animal, número de ovos/peso do animal e número de ovos/tamanho da carapaça. Observou-se também o tamanho dos ovos nos diferentes tratamentos. A análise estatística dos dados, quanto ao IGS, demonstrou diferenças significativas somente para ovários de fêmeas em estágio V alimentadas com o T2. A análise do IHS demonstrou não haver interação entre tratamentos. A diferença para este índice ocorreu entre os estágios de maturação. Em relação à fecundidade, fêmeas provindas do T2 apresentaram maior número de ovos e conseqüentemente maior fecundidade. Os resultados indicaram que baixas concentrações de n-3 HUFA e altas concentrações de ácido linoleico (18:2n-6), contribuíram para melhor potencial reprodutivo do órgão proporcionando gônada mais pesada em relação às dos demais tratamentos, além de aumentar a fecundidade demonstrada a partir do aumento do número de ovos para fêmeas do T2

Descrição

Palavras-chave

Camarão - Nutrição, Camarão de agua doce - Criação, Ácidos graxos, Reprodução animal, Fecundidade, Shrimps

Como citar

RIBEIRO, Karina. Efeito dos ácidos graxos poliinsaturados sobre o desempenho reprodutivo de fêmeas de Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862). 2003. iv, 61 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Centro de Aquicultura, 2003.