Imagens da praça: a produção e os usos das fotografias de atestação como souvenir e ex-votos por romeiros em Aparecida - SP entre os anos de 1940 a 1980

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-08-02

Autores

Lopes, André Camargo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho se propõe a analisar um conjunto de imagens fotográficas coletadas em acervos de famílias de moradores da região norte do Município de Londrina (PR), cujo tema remete as poses retratadas no Santuário Nacional de Aparecida (SP) entre os anos de 1940 e 1980. A análise presente nesta pesquisa está dividida em duas etapas que se completam em seu fechamento: a primeira etapa – volta-se para o exercício de coleta e pesquisa de campo, o processo de catalogação, orientação e seleção temática a partir da persistência do tema como algo externo a rotina cotidiana, mas permanente no acervo como uma tradição religiosa destes núcleos familiais. A segunda etapa do estudo, estabelece a construção das relações produtoras do tema “Fotografias de Aparecida”. Delimitada em um recorte histórico que objetiva examinar tanto as redes como os indivíduos responsáveis pela construção e manutenção do olhar fotográfico sobre os espaços de fé no Santuário de Aparecida (SP). A pesquisa é balizada em sua temporalidade a partir da concepção das fotografias enquanto uma mercadoria de lembrança ou ex-voto explorada economicamente pelos fotógrafos ambulantes nos marcos de concentração de romeiros, especificamente as poses produzidas na Praça Nossa Senhora Aparecida. Sendo assim, propomos um recorte temporal que abarque os períodos áureos desta prática entre as décadas de 1940 a 1980. Logo, a pesquisa se volta para compor através da análise das entrevistas com os fotógrafos da Praça, proprietários das imagens e as fotografias, uma rede produtora de uma memória sobre o espaço sagrado presente no imaginário religioso popular.
This study aims to analyze a set of photographs collected from the collections of families who are residents in the northern region in the city of Londrina, in Paraná; which theme refers to poses depicted at the “Santuário Nacional de Aparecida” in the city of São Paulo (National Sanctuary of Aparecida) between the years of 1940 and 1980. The analysis presented in this research is divided into two stages that complete each other in their closure: in the first stage the research turns to the collection and field search, the cataloging process, orientation and thematic selection from the persistence of the theme as something outside the everyday routine, however, permanent to the collection as a religious tradition of these family groups. In the second stage of the research establishes the development of producing relationships in regards of “Fotografias de Aparecida” (Photografs from Aparecida). Bounded by a historical approach that aims to examine both the networks and the individuals responsible for the construction, and maintenance of the photographic look over the faith space at the Sanctuary of Aparecida in the city of São Paulo. The research is highlighted in its temporality from the concept of photographs as souvenir merchandise or votive economically exploited by itinerant photographers in devotees travelers landmark concentrations, specifically the poses produced at “Praça Nossa Senhora Aparecida” (Our Lady of Aparecida Square). Therefore, we propose a time frame encompassing the golden periods from this practice between the 1940s and the 1980s. Thus, the search turns to compose through the analysis of interviews with Square photographers, owners of images and photographs, and a network which produces memory of the sacred space in this popular religious imagery.

Descrição

Palavras-chave

Fotografia, Fotógrafos, Devoção, Nossa Senhora Aparecida, Photography, Photographers, Devotion, Our Lady of Aparecida

Como citar