Reinserção escolar de crianças e adolescentes em situação de rua em Brasília

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Data

2016-08-29

Autores

Krominski, Vanessa de Jesus [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a efetivação das ações do Programa VI Juventude no processo de reinserção escolar de crianças e adolescentes em situação de rua. O Programa VIJuventude, constitui-se de uma iniciativa da1ª Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal que visava a inclusão social e escolar de crianças e adolescentes em situação de rua. Trata-se de pesquisa qualitativa que se utilizou de análise documental (relatórios do Programa) para analisar se as ações desenvolvidas propiciaram a reinserção escolar e social dos participantes do programa, tendo como foco a análise de quatro casos. Esta análise indicou que, por meio de um conjunto de ações articuladas pela rede de garantia dos direitos da criança e do adolescente, é possível conquistar avanços significativos junto a essa população, possibilitando, em algumas situações, reverter o quadro de evasão escolar; também apontou a necessidade de formação para os educadores sobre os direitos fundamentais de crianças e adolescentes, bem como reformulação de políticas públicas mais efetivas referentes a reinserção escolar de crianças e adolescentes em situação de rua.
This study aimed to analyze the effectiveness of the actions of VIJuventude program in the school reintegration of children and adolescents living on the streets. The VIJuventude Program consists of an initiative da1ª the Childhood and Youth of the Federal District aimed at the social and educational inclusion of children and adolescents living on the streets. It is a qualitative research that uses documentary analysis (Program reports) to assess whether the actions taken have led to school and social reintegration of program participants, focusing on the four cases analysis. This analysis indicated that .......... through a set of coordinated actions by child rights guarantee network and adolescents can achieve significant advances with this population, providing in some cases reverse the truancy board, also pointed out the need for training for educators on the fundamental rights of children and adolescents, as well as overhaul of more effective public policies on school reintegration of children and adolescents living on the streets.

Descrição

Palavras-chave

Reinserção escolar, Criança/Adolescente, Situação de rua, Welfare school, Child/Youth, Streets

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