Compartilhamento de ambientes de aprendizagem com laboratórios remotos

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Data

2016-09-30

Autores

Morais, Érica Vasconcelos [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Os ambientes de aprendizagem à distância (EaD) são reconhecidos atualmente como ferramentas úteis na construção do conhecimento, pois favorecem de forma contextualizada a capacidade de cognição por parte do aluno. Contando com a flexibilidade de horário, o aluno pode construir gradativamente seu conhecimento de acordo com seu perfil, articulando os conteúdos na busca de uma aprendizagem significativa, orgânica e sistêmica. Um dos grandes obstáculos enfrentados pelos estudantes e profissionais de Engenharia Elétrica é o elevado grau de abstração com o qual muitas vezes são solicitados a trabalhar. Neste contexto, são particularmente importantes as atividades experimentais no sentido de transpor a barreira que separa o conceito teórico e abstrato da sua aplicação prática. Os laboratórios remotos podem ser uma ferramenta muito útil neste seguimento de EaD, pois além de promover a solidificação dos conceitos teóricos viabilizam também o uso dos recursos experimentais por um maior espaço de tempo e de forma compartilhada. Destacam-se também as potencialidades dos laboratórios remotos nos ambientes de investigação científica na pós-graduação. Nesse caso, é comum se deparar com a necessidade de equipamentos específicos, sofisticados e de alto custo. A racionalização dos recursos financeiros na implantação de laboratórios de apoio à pesquisa pode ser efetivada com o uso coorporativo dos equipamentos, pelos diferentes grupos e/ou instituições de pesquisa. Para tanto, apresenta-se neste trabalho as atividades relacionadas à criação de uma plataforma experimental de acesso remoto via Web, com o objetivo de suprir demandas de ensino e pesquisa. Como contribuições desta pesquisa destacam-se a criação de um laboratório remoto de Qualidade de Energia, e um conjunto de objetos de aprendizagem direcionados para os diferentes segmentos do ensino e da pesquisa experimental. A originalidade do trabalho se justifica na medida em que, a despeito de outras contribuições registradas na literatura, neste caso, tanto o ambiente experimental como os próprios objetos de aprendizagem implementados foram concebidos a partir de uma perspectiva inovadora preconizadas pela metodologia de ensino construcionista. Neste cenário, postula-se a aplicação deste recurso tecnológico na formação de engenheiros com perfil adequado para as demandas profissionais atuais, pois oferece os principais elementos motivadores de uma postura autônoma, crítica e criativa dos estudantes para a apropriação e consolidação dos conhecimentos.
E-learning environments are currently recognized as useful tools for knowledge construction as it aids the student cognitive ability. Enlisting the time flexibility, a student can gradually build your own knowledge according to their profile, articulating the contents, aiming for a meaningful, organic and systemic learning. One of the major obstacles faced by students, and professionals, in electrical engineering, is the amount of abstraction which they often have to work with. In this context, experimental activities are particularly important to diminish the barrier that separates a theoretical abstract concept from its practical application. Remote laboratories can be a very powerful tool for this e-learning segment, enabling the solidification of theoretical concepts and allowing the use of experimental resources for a greater period of time, and in a shared manner. The potential for post-graduation scientific research using remote environments is also highlighted. In this segment, the need for specific equipment, at most of the times sophisticated and usually expensive, is a common occurrence. The rationalization of financial resources in the implementation of research laboratories can be improved with the corporative use of equipment by different groups and / or research institutions. To this purpose, the activities related to the creation of an experimental platform for remote access via the Web, in order to meet demands of teaching and researches are presented. As contributions of this research, the creation of a remote power quality laboratory and a set of learning objects, targeted to different segments of teaching and experimental research, are highlighted. The originality of the work is justified to the extent that, despite other contributions reported in the literature, the implemented experimental environment and their related learning objects were designed from a fresh perspective, based on a constructivist teaching methodology. In this scenario, the application of technological resources aimed for engineering training with an adequate profile for current professional demands is postulated. This concept can offer the main motivators of an autonomous, critical and creative attitude of the students towards the ownership and consolidation of knowledge.

Descrição

Palavras-chave

Metodologias de ensino, Formação do engenheiro, Laboratório remoto, Pesquisa experimental, Objetos de aprendizagem, Teaching methodologies, E-learning, Engineer graduation, Remote laboratory, Experimental research, Learning objects

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