A Beleza na Comunicação Mediática: Análise da representação da mulher em duas revistas do Norte do Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-09-21

Autores

Falqueto, Emanuelly Silva [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Ao longo da história a mulher foi retratada por pintores, poetas, escultures, músicos e na contemporaneidade é tema dos diversos meios de comunicação. Imagens sobre seu corpo, sua beleza que constroem e desconstroem sentidos e identidades acerca dos modos de ser feminino. Investigamos os conteúdos de duas revistas da Região Norte do Brasil, com intuito de identificar se as imagens publicadas nas duas revistas, a Pará + e a Revista YOU, que são produzidas respectivamente em Belém (PA) e Macapá (AP), apresentam tipos de mulher similares ou divergentes dos que estão expressos nos meios de comunicação nacional, além de procurarmos verificar se o padrão hegemônico de beleza feminina é reproduzido nas páginas dessas publicações. Como objeto de pesquisa, selecionamos todas as imagens fotográficas de mulheres adultas publicadas pelas duas revistas durante o ano de 2014 e as analisamos quantitativamente e qualitativamente, por meio dos instrumentos e procedimentos metodológicos fornecidos pela Análise de Conteúdo e pela análise retórica das imagens. Assim, a partir do referencial teórico sobre representação e identidade, resgatando o que o acervo bibliográfico já concluiu sobre os sentidos de mulher contidos na mídia, ao nos debruçarmos sobre o corpus apuramos que majoritariamente as fotografias retratam mulheres vinculadas e aprisionadas ao ideal estético preconceituoso, que concebe um estereótipo da mulher, magra, anti-idade, branca, sofisticada, elegante e sexy.

Descrição

Palavras-chave

Representação da mulher, Beleza, Revistas regionais do Norte, Pará +, Revista You

Como citar