Distribuição, morfologia e histoquímica de espaços secretores no eixo vegetativo aéreo de espécies da tribo Dipterygeae (Leguminosae - Papilionoideae)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-12-08

Orientador

Rodrigues, Tatiane Maria

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Ciências Biológicas - IBB

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

A tribo Dipterygeae (Papilionoideae) é monofilética e constituída por 22 espécies de leguminosas distribuídas em três gêneros: Dipteryx, Pterodon e Taralea. Seus representantes ocorrem na América Central e na América do Sul e são conhecidos pela produção de óleos com potencial medicinal. Este trabalho teve como objetivo analisar a distribuição, morfologia e histoquímica dos espaços secretores no eixo vegetativo aéreo de Dipteryx alata Vogel, Pterodon pubescens Benth. e Taralea oppositifolia Aubl. em busca de caracteres diagnósticos e sinapomorfias para a tribo. Para isso, amostras de folhas e caule foram processadas segundo técnicas usuais em anatomia vegetal. Em D. alata e P. pubescens foram observadas cavidadessecretora. oppositifolia foram observadas cavidades e canais secretores. No caule das três espécies estudadas, espaços secretores ocorrem na região cortical, estando ausentes em porções caulinares com estrutura secundária. Nas folhas, espaços secretores foram observados no córtex do pecíolo, raque e nervura principal, além de áreas internervurais do limbo. Em P. pubescens, cavidades secretoras foram encontradas também no bordo do limbo foliar. Em T. oppositifolia, o número de espaços secretores no caule foi bastante superior ao observado nas demais espécies. Em todos os órgãos analisados, os espaços secretores apresentaram epitélio secretor unisseriado constituído por células com formato variável; células epiteliais digitiformes que se projetam em direção ao lúmen foram observadas nas três espécies estudadas, constituindo trabéculas. Os testes histoquímicos revelaram a presença de lipídios totais, óleos essenciais, compostos fenólicos, alcalóides e polissacarídeos nas três espécies, evidenciando a natureza mista da secreção. Assim, a presença de espaços secretores com trabéculas produtores de secreção mista em folhas e caules jovens é uma sinapomorfia para

Descrição

Idioma

Português

Como citar

PALERMO, Fernanda Helena. Distribuição, morfologia e histoquímica de espaços secretores no eixo vegetativo aéreo de espécies da tribo Dipterygeae (Leguminosae - Papilionoideae). 2014. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, 2014.

Itens relacionados

Financiadores