Diferenciação e padronização: um estudo sobre o Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná

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Data

2016-12-08

Autores

Matucheski, Silvana [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR Litoral) apresenta uma proposta de Ensino Superior que pode ser considerada diferenciada em relação à proposta dos demais setores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e, também, em relação às propostas de Ensino Superior vigentes em outras instituições brasileiras. O objetivo desta pesquisa de doutorado foi estudar a implementação dessa proposta pedagógica diferenciada, bem como registrar o modo como alguns professores e gestores do Setor Litoral da UFPR têm dela se apropriado. A metodologia utilizada neste estudo foi a História Oral – tal como ela vem sendo praticada no Grupo História Oral e Educação Matemática (Ghoem). Para compor esta tese foram realizadas doze entrevistas com professores e gestores da UFPR Litoral; e estudados documentos da instituição, além de dissertações e teses com temas próximos ao deste trabalho. Esta pesquisa evidenciou que as mudanças no cenário político – tanto externo como interno à UFPR – têm provocado mudanças na UFPR Litoral, que, em virtude disso, aos poucos, vai perdendo algumas das suas características iniciais. A burocratização, a defesa pela padronização e a opção pela normatização caracterizam algumas dessas mudanças.
The so called Setor Litoral is one of the many sections which offers undergraduate courses in the Federal University of Paraná (UFPR). Its proposal for courses is very different not only in relation to other sections of the same University but also if we take into account the many other Brazilian institutions. The main goal of this thesis is to study the implementation of this Pedagogical Project and how such community effectively builds this Project in their day-by-day activities. Our methodological framework is given by Oral History as it is understood by the Research Group “Oral History and Mathematics Education” (Ghoem). Twelve professors were interviewed and written documentation was analyzed in order to get some understandings of how the Pedagogical Project was created and how it changes. Our evidences show that the changes in the general political scenario always implies changes in the Setor Litoral in such way that those differential characteristics from the beginning are disappearing due to excessive bureaucracy, the claim for padronization and the emphasis in normatization.

Descrição

Palavras-chave

Narrativas, História da educação, Ensino superior, Formação de professores, Projeto político pedagógico, Narratives, History of education in Brazil, Undergraduate courses, Teachers formation, Pedagogical project

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