Cursinho alternativo da UNESP de Marília: CAUM

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Yokoyama, Maiara Terumi Colombo [UNESP]
Janes, Robinson [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O CAUM - Cursinho Alternativo da UNESP de Marília - é um projeto de extensão da FFC- Marília que tem como objetivo inserir a classe trabalhadora nas universidades públicas, trabalhando, portanto, com os conteúdos cobrados nas provas de vestibulares dando instrumentos para que passem no vestibular, mas também com uma educação crítica que questiona a própria existência do vestibular e a estrutura de poder da universidade. O cursinho entende que todos os seus espaços e estruturas educam e não apenas as aulas, por isso, se organiza através de uma estrutura horizontal e que permite a participação de todas/os na construção do projeto, educando dessa maneira para questionar o projeto de educação posto atualmente nas escolas e universidades públicas. O CAUM educa, através do conteúdo, mas principalmente através da sua estrutura de organização para formar pessoas que questionem a estrutura de poder das universidades e possam construir um outro projeto de educação, que esteja a serviço da população de fato. No cursinho todas as decisões são tomadas de forma coletiva por meio de reuniões - gerais e pedagógicas - e de assembléias, em que todas as pessoas do cursinho são convidadas a participar - coordenação docente, coordenação discente, secretaria, professores e estudantes - e todos tem direto a voz e o mesmo peso de voto. As atividades necessárias para o funcionamento do projeto também são organizadas de forma coletiva, por meio de comissões abertas. A coordenação cumpre um papel de representar o projeto defendendo as posições tiradas no coletivo, e não impor suas idéias, quebrando dessa forma com a hierarquia que é naturalizada nas instituições de ensino. Nas aulas também é questionada a hierarquia estabelecida entre professor - estudante e para desconstruir essa relação de poder os estudantes são convidados a participar das reuniões de planejamento e decidir em conjunto sobre quais os conteúdos importantes e que devem ser trabalhados no cursinho. Mesmo com este método que tem por objetivo uma educação crítica, este cursinho de caráter sócio-econômico também insere a população dentro das universidades. No ano de 2012 foram 75 estudantes aprovados no vestibular em 12 instituições de ensino diferentes (6 particulares e 6 públicas).

Descrição

Palavras-chave

Cursinhos, Educação, Crítica

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09895