Recursos hídricos, balneabilidade e conservação

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Data

2013

Autores

Dias, Gabriela Marcantonio [UNESP]
Romero, Danielli Cristina Granado [UNESP]
Faria Neto, Joaquim Carlos de [UNESP]
Oliveira Junior, Valdir Aparecido de [UNESP]
Borges, Letícia dos Santos [UNESP]
Costa, Maria Luiza Carucci Alves [UNESP]
Franco, Elisama de Souza [UNESP]
Nunes, Vitor Augusto [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A crescente degradação ambiental acarreta danos aos recursos naturais, em especial, aos recursos hídricos que tem sua qualidade comprometida pela poluição gerada pelas atividades humanas. As principais fontes de poluentes dos ambientes aquáticos são os esgotos domésticos e industriais, que comprometem os usos múltiplos das águas, ente eles o uso para recreação e turismo. O presente projeto visa integrar ensino, pesquisa e extensão, por meio da aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula - principalmente nas disciplinas de Ecologia Aplicada, Ecossistemas Terrestres e Aquáticos, Conservação dos Recursos Naturais e Planejamento e Gestão Ambiental - e da divulgação de dados de pesquisa, relacionados á balneabilidade de prainhas de Rosana, no Pontal do Paranapanema, de modo a informar/conscientizar escolares do 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas do Município quanto à importância dos recursos hídricos e sua conservação, salientando os riscos a saúde que a água contaminada pode oferecer. Para execução do projeto foram realizadas coletas de amostras de água para análise da balneabilidade no Balneário Municipal e outra três prianhas do Município, nos meses de janeiro, fevereiro, março, agosto, setembro e outubro de 2012. As amostras foram encaminhadas ao laboratório da Sabesp de Presidente Prudente para determinação dos coliformes totais e de Escherichia coli pelo método do substrato cromogênico (Colilert). Os resultados foram analisados considerando a Resolução CONAMA Nº 274/2000 para classificação dos ambientes como próprios ou impróprios para atividades de recreação de contato primário. Esses dados somados a outras informações como importância da água para os organismos e para a sociedade, os usos múltiplos, a distribuição desigual no planeta, a escassez em muitos países e alguns estados brasileiros - foram utilizados para a confecção de folders e folhetos informativos e compuseram a palestra que foi ministrada nas escolas. No ano de 2012 foram realizadas atividades do projeto em duas escolas públicas estaduais do Distrito de Primavera: EE Profª. Maria Audenir de Carvalho e EE Porto Primavera. Participaram do planejamento e execução das atividades do projeto seis discentes do Curso de Turismo da Unesp, sendo dois bolsistas (bolsa PROEX) e quatro a voluntários, participantes do programa de Educação Tutorial - PET Turismo. No total, 80 alunos da rede pública de ensino participaram das atividades do projeto compostas por palestra, atividades lúdicas, como jogo (quis show), atividade com música, apresentação de vídeo, todos relacionados ao tema. Também foram distribuídos os folders e folhetos elaborados pelos alunos bolsistas e voluntários contendo dados de balneabilidade das prainhas entre outras informações sobre os recursos hídricos.

Descrição

Palavras-chave

Balneabilidade, Ambientes aquáticos, Educação ambiental

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09647