Biodiversidade para todos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Boaro, Carmen Sílvia Fernandes [UNESP]
Trevelin, Cesar Claro [UNESP]
Santos, Elza Maria Guimarães [UNESP]
Moraes, Franciana Batista de [UNESP]
Bueno, Gabriela [UNESP]
Vasconcellos, Gabriela Marin [UNESP]
Almeida, Luiz Fernando Rolim de [UNESP]
Pacios, Maura [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O Jardim Botânico do Instituto de Biociências (JB/IBB) visa promover atividades de educação ambiental para a comunidade e alunos de escolas de Botucatu e região. Porém, para a observação e estudo da biodiversidade presente no local se faz necessária a construção de um roteiro para as trilhas ecológicas. Neste contexto, o projeto tem como objetivo construir trilhas ecológicas com base no conjunto de informações sobre a fauna e flora do Jardim Botânico; e sistematizar percursos e conteúdos embasados nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Básico. A metodologia utilizada é o estudo de campo com visitas periódicas e estudo de caso sobre as plantas presentes no JB. Até o presente momento, foram estudados e caracterizados 13 pontos de observação na trilha do Jardim Botânico. De acordo com as características de cada ponto, foi possível direcionar os conteúdos presentes em todas as séries do Ensino Básico. Essas informações auxiliam os monitores e/ou professores durante a trilha com o intuito de facilitar a assimilação das informações discutidas. Esses pontos foram georreferenciados para a construção de um mapa esquemático com as explicações relativas a cada ponto de observação. Ainda está em fase de elaboração um folder e uma apresentação multimídia que tem por objetivo facilitar o acesso do professor às informações do JB e aos pontos da trilha, além de proporcionar autonomia com relação a visitas na ausência de monitores. Desta forma, estamos caminhando para a construção de um guia sobre as plantas da trilha para que o professor/visitante tenha a oportunidade de aprofundar-se nos assuntos considerados de maior relevância.

Descrição

Palavras-chave

Jardim botânico, Educação ambiental, Trilhas ecológicas

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09754