Museu-escola do IB: espaço virtual para produção de material didático e articulação entre a universidade e escolas de ensino básico

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Nishida, Silvia Mitiko [UNESP]
Uieda, Virginia Sanches [UNESP]
Carvalho, Rodrigo Santiago Oliveira [UNESP]
Hortelan, Barbara Stéfanie Meneguim [UNESP]
Naide, Suyen Safuan [UNESP]
Macedo, Jennifer Tezuka [UNESP]
Barijan, Bianca Cristine [UNESP]
Ramalho, Jaqueline [UNESP]
Pagnin, Daniel [UNESP]
Manoel, Pedro Sartori [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: Os estudantes de Ensino Básico desta geração são considerados nativos digitais onde a Internet e as ferramentas proporcionadas pela Era Digital fazem parte do seu cotidiano. Dando continuidade ao projeto iniciado em 2007, nossos objetivos são os de articular a produção de textos, imagens (fotografias), vídeos e áudios contemplando conteúdos para ensino de Ciências e de Biologia para ser livremente acessado e baixado para a prática pedagógica do professor e pesquisa do estudante. Métodos: os professores são convidados para produzirem textos e proporem atividades presenciais correlatas. Antes de ser convertido em hipertexto e ser disponibilizado todo material é, criteriosamente, revisado pelas coordenadoras quanto ao atendimento das diretrizes curriculares e à utilização de uma linguagem que facilite a comunicação com o internauta. Resultados: Os textos produzidos para o site do "Museu-Escola do IB" tiveram links indicados pelo Portal do Professor (MEC) e três editoras solicitaram autorização para compilação de partes do texto em livros paradidáticos. Em 2013, por conta das Olimpíadas de Londres, produzimos o texto "Como nos movemos?" com quatro capítulos. Ocorreram 5 visitas didáticas presenciais de escolas de Botucatu e região totalizando 200 alunos visitantes, bastante satisfeitos e 6 professores acompanhantes que voltariam no ano seguinte. Na linha "Que bichos moram no jardim botânico do IB?" 1) publicamos um guia ilustrado (colorido) sobre as aves do Jardim Botânico (210 páginas) contendo CD com as vozes de 160 espécies de aves. O guia está sendo distribuído, gratuitamente, para o visitante conhecer a diversidade de aves típicas da região e para estimular a prática de observar o entorno, por meio da observação das aves. A publicação do livro teve repercussões em jornais locais, incluindo o Jornal da Unesp (07/2013). 2) aumentamos em 80% o acervo de fotografias da galeria digital (Flickr, http://www.flickr.com/people/jb_unespbtu/) contemplando animais vertebrados e invertebrados e paisagens do Jardim Botânico cujo material pode ser livremente baixado pelos internautas; 3) produção de 56 vídeos (em arquivos .avi) disponíveis com 19 títulos no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=WwweEDVf-T4); realização de uma exposição de fotografias na Biblioteca do Campus de Botucatu com 50 fotografias e ilustrações artísticas sobre os animais registrados no Jardim Botânico. Para a vertente "Como funciona o corpo humano?" desenvolvimento de 10 objetos pedagógicos, destacando um que é interativo (em fase de solicitação de patente) e outro, um guia para o conhecimento do meio usando-se os sentidos do corpo. O projeto tem aperfeiçoado a prática pedagógica dos bolsistas de forma bastante criativa e inovadora ao articular ensino-pesquisa-extensão.

Descrição

Palavras-chave

Material didático, Internet, Escola básica

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09357