Universidade no bosque: divulgando o conhecimento de forma divertida e interativa

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Data

2013

Autores

Guimarães, Wesley Luiz [UNESP]
Vieira, Jaqueline Alves [UNESP]
Versute, Eliana Morielle [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: Extensão universitária é o processo que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e a sociedade, estabelecendo a troca de conhecimentos acadêmico e popular. O projeto Universidade no Bosque está completamente inserido neste contexto. Objetivo: O objetivo principal do projeto é levar à população o conhecimento científico adquirido na Universidade, de modo que a população de maneira geral também possa ter acesso a ele e, além disso, recebe da população que visita o local um retorno positivo como o aprendizado de seus valores culturais, seus reais interesses e necessidades. Material e Métodos: As atividades são desenvolvidas no Bosque Municipal de S. J. do Rio Preto. Com o apoio de coleções didáticas e da infraestrutura do local, os integrantes abordam conteúdos de diferentes áreas do conhecimento, por meio de jogos, explicações, informações gerais e atividades educativas sobre meio ambiente, zoologia (comportamento, bem estar em cativeiro, curiosidades), botânica (estruturas e funções e curiosidades) e biologia celular (célula vegetal e animal, DNA, doenças genéticas - Síndrome de Down). Uma visita monitorada ao local é oferecida de forma opcional. A realização de uma entrevista geral com os participantes do projeto (comunidade e integrantes) é a ferramenta de avaliação das atividades (continuidade e/ou sugestões de mudanças). Resultados: O público mais participativo é o infantil, contudo, os adultos também são atraídos pelas atividades ao compreender que muitas de suas dúvidas sobre assuntos relacionados ao seu cotidiano são esclarecidas. O entendimento, por parte da comunidade, dos temas que são abordados é a evidência principal de que o conhecimento adquirido na Universidade pode chegar ao público geral, de maneira prática, objetiva e compreensível, por meio das ações dos discentes que conseguem repassar os conhecimentos. Os resultados da entrevista realizada em 2012 indicaram que a comunidade que frequenta o bosque e que já participou das atividades realizadas pelo projeto, aprova o seu desenvolvimento, e afirmam que o mesmo torna a visita mais interessante, reforçando o cumprimento dos objetivos. Esta avaliação positiva da comunidade também é uma evidência de que a população reconhece a contribuição da Universidade ao público externo a ela. Para os discentes do projeto, os destaques na avaliação foram, a possibilidade de ampliar os conhecimentos além da sala de aula, desenvolver atividades em grupo, a aquisição de autonomia para explicar ou desenvolver conteúdos, e possibilidade de interação com a comunidade. Além disso, a prática da extensão por meio da troca de saberes, complementa o conhecimento adquirido em sala de aula na universidade.

Descrição

Palavras-chave

Bosque, Zoologia, Meio ambiente, Botânica, Extensão

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09131