Produção de instrumentos musicais em madeira e resíduos florestais e da indústria madeireira

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Data

2013

Autores

Regly, Wesley Vinicius Rodrigues [UNESP]
Müzel, Sarah David [UNESP]
Soares, Maria Angélica [UNESP]
Gava, Maristela [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: O desenvolvimento deste projeto baseia-se na lei federal 11.769/08 que tornou obrigatório o ensino de música em todas as escolas brasileiras de ensino fundamental e médio, cujo prazo para adequação dos currículos expirou em agosto de 2011. Segundo profissionais e especialistas da área, o ensino da música contribui para o desenvolvimento da criatividade, da sensibilidade e promove a sociabilização da criança. O trabalho com música desenvolve as habilidades físico-cinestésica, espacial, lógico-matemática, ao entrar em contato com a música, zonas importantes do corpo físico e psíquico são acionadas - os sentidos, as emoções e a própria mente. Por meio da música, a criança expressa emoções que não consegue expressar com palavras. A música faz bem para a autoestima do estudante, já que alimenta a criação. O projeto vem também, ao encontro da crescente busca por alternativas às madeiras tradicionalmente utilizadas na produção de instrumentos musicais, como o pau-brasil, por exemplo, cuja disponibilidade é cada vez mais escassa. Objetivos: Colaborar para a inclusão do ensino de música em uma escola pública municipal da cidade de Itapeva, adotada como piloto e contribuir para a formação profissional dos discentes que em breve entrarão no mercado de trabalho. Métodos: O projeto propõe o desenvolvimento e produção de instrumentos musicais aproveitando o potencial madeireiro da região de Itapeva, a partir da utilização de madeiras provenientes de plantios florestais e resíduos florestais e de processamento da madeira. Está sendo conduzido através de uma oficina ministrada por professores da Escola Municipal de Formação Musical Hugo Belezia - EMFMHB, que capacitam os alunos do Curso de Engenharia Industrial Madeireira na produção dos instrumentos musicais e ministram aulas de iniciação musical para os alunos de uma turma de quarto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonor Cerdeira - EMEFLC, auxiliados pelos bolsistas do projeto. Resultados: Foram produzidos protótipos de idiofones, que são instrumentos cujo som é obtido pela vibração do seu próprio corpo, sem necessidade de nenhuma tensão, tais como reco-recos, chocalhos, clavas, blocos sonoros, todos em madeira e 6 paus de chuva, com tubos de papelão, que são resíduos de uma copiadora. Aliando o ensino à extensão, foi produzido um cajón, como trabalho final de um aluno da disciplina Aproveitamento de Resíduos. Iniciou-se a produção de uma marimba com resíduos de sapucaia e está em andamento a produção de um xilofone. Foram iniciadas as aulas de música para os alunos da EMEFLC, culminando em uma apresentação no encerramento do semestre letivo da EMFMHB. Houve um desenvolvimento das habilidades motoras e na socialização das crianças atendidas.

Descrição

Palavras-chave

Música Lutheria, Musicalização infantil

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09362