O papel do cacu-o na educação popular pré-universidade na região de Ourinhos e norte do Paraná

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Data

2013

Autores

Kherlakian, Philip [UNESP]
Alvares, David Alan [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O CACU-O tem seu início no primeiro semestre 2004 com atividades realizadas pelos discentes da unidade com a E.E. Josepha Cubas, sendo esta, uma escola localizada na periferia do município de Ourinhos-SP. A ação do CACU-O era aos fins de semana no projeto Escola da Família. Após o endossamento da PRO-EX no projeto em 2007 com a distribuição de bolsas para os professores discentes e material didático para os alunos, além da utilização da estrutura do campus, sendo um espaço bem estruturado acabou por consolidar o cursinho ou mesmo a inserção da Unesp no município de Ourinhos. O artigo tem por objetivo demonstrar a importância que o cursinho vem assumindo na região de Ourinhos. Com a preparação de alunos para o Ensino Superior e conscientização dos mesmos. O método utilizado fora o do hipotético-dedutivo para comprovação do crescimento do projeto na região de Ourinhos por meio da apresentação de dados captados e organizados por membros do projeto. Com uma sala de 30 alunos disponível em um período em 2006 e 2007 à 230 vagas oferecidas em 3 períodos diferentes em 2013 o cursinho demonstra seu crescimento relacionado a demanda local/regional. Pelo fato do CACU-O ser o único cursinho pré-universidade e pré-vestibular gratuito em um raio de mais de 50 km, é reforçada a sua importância. Importância esta refletida no número de inscritos no projeto que no processo seletivo de 2013 eram oriundos de 23 municípios diferentes enquanto que em 2010 eram de apenas 9. A ida a Feira de Profissões da Ufscar e da USP em 2013 visam a melhor formação de nossos alunos, bem como, a experiência com diferentes realidades, sendo estas ligadas ao meio acadêmico. A Meia Semana de Arte & Cultura realizada semestralmente possibilita o desenvolvimento de diversas habilidades culturais onde há a socialização de experiências e os próprios alunos ministram atividades visando uma formação enriquecedora para o indivíduo. Há a realização do Cine Razão & Emoção, exibido a cada bimestre visando filmes que promovam a reflexão e preparação para o vestibular. Atualmente todos os períodos de aula possuem assembleias as quais os alunos coordenam e participam para discutir suas propostas ou mesmo problemáticas existentes tanto no coletivo quanto no que se refere ao indivíduo. Em 2007 houve 15 aprovações de alunos do projeto no Ensino Superior enquanto que em 2013 este número subiu para 130, sendo mais de 90 em universidades públicas. Ao longo destes anos o cursinho já aprovou mais de 320 alunos no Ensino Superior.

Descrição

Palavras-chave

Cursinho popular, Educação popular, Vestibular

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09766