Luz, câmera, ação: a contribuição do Cine Capsia para a discussão de temas da atualidade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Reis, Franciele Castilho dos [UNESP]
Galhardo, Eduardo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: O Projeto de Extensão: "Cine Capsia: O cinema como forma de produção conhecimento" destaca-se em organizar eventos de cunho acadêmico-culturais, os quais promovem discussões que compreendem diferentes questões da psicologia entre outras áreas do saber. Busca por meio de ações continuadas, a compreensão crítica de temas atuais e de interesse da comunidade por meio do incentivo ao cinema e reflexão. Assim, o projeto se constitui como um mediador da cultura, conhecimentos acadêmicos e saberes populares à comunidade. Objetivos: Facilitar a ocorrência de interações/reflexões que favoreçam o processo ensino-aprendizagem e trabalhar o cinema como uma ferramenta possível para acessar múltiplos conhecimentos. Desenvolver a capacidade de expressão e assertividade nos espectadores, por meio da realização de debates, coordenados por palestrantes convidados, após a exibição de obras escolhidas. Acrescer cultura no município de Assis, levando em consideração a carência de tais atividades na região. Métodos: Os eventos são realizados quinzenalmente, com uma duração média de 4 horas, nos anfiteatros da unidade. São constituídos pela exibição de obras cinematográficas previamente selecionadas em reuniões da equipe, levando se em conta as sugestões recebidas. Os temas são variados, versando sobre questões da psicologia, ciências sociais, antropologia, e filosofia. Junto aos cines-debates, a equipe realiza e participa de mostras e jornadas de cunho acadêmico. As divulgações dos eventos são feitas pelo site, fun page do facebook, jornais, rádio, e-mails institucionais e folders personalizados. Resultados: Em 2012, o Cine Capsia realizou 16 eventos acadêmico-culturais, com aproximadamente 200 pessoas a cada exibição. O projeto também disponibilizou aproximadamente 780 certificados às pessoas que estiveram presentes no debate e contou com a participação de 19 profissionais das áreas de humanas e biológicas nas discussões. E para encerrar o ano foi oferecido um curso de cinema realizado em três dias por meio de filme-debate, palestra e oficina, os quais abordaram conceitos básicos, teorias e práticas da sétima arte. Conclusão: O projeto constitui-se como um facilitador no processo ensino-aprendizagem na medida em que desenvolve teorias vistas em classe. Além disso, cumpre com o compromisso social em desenvolver cultura, cinema e novos conhecimentos a toda comunidade.

Descrição

Palavras-chave

Psicologia, Cinema, Atualidade

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 10107