Ciência e tecnologia para todos: uma abordagem educacional

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Martins, João Eduardo Machado Perea [UNESP]
Araujo, Filipe S. de [UNESP]Souza, Jean Coppieters [UNESP]
Alves, Silas Franco dos Reis [UNESP]Bassan, Jose Marcio [UNESP]
Barbosa, Rogério Zanarde [UNESP]
Voltan, Diego S. [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O principal objetivo deste projeto de extensão, executado em 2012, foi desenvolver ações práticas na área de educação científica e tecnológica voltada para um público leigo. O mecanismo de execução foi utilizar o material desenvolvido no projeto a fim de repassá-lo para a população em geral e também para escolas e educadores a fim de que o mesmo pudesse servir como material educacional de apoio. Neste foco as metas foram cumpridas através do desenvolvimento de três produtos distintos voltados para a área de educação tecnológica, que foram: 1) Software de animação pra Ensino de Comunicações Ópticas; 2) Desenvolvimento de Uma Versão em Língua Inglesa do Software "Sistema de Apoio ao Ensino GPS" e 3) Criação de uma plataforma multiidiomática para o software intitulado "Software de Ensino de Pluviometria (SEP)". Thacker (2003) destaca a importância do uso de tecnologias na educação o que tem motivado propostas de mudanças no ensino desta ciência nos últimos anos. Porém, Michalski e Rak (2005) mostram que, embora o desenvolvimento tenha favorecido a ocorrência de muitas mudanças estruturais no ensino de ciências e de tecnologias, nem todos tem acesso às mesmas devido a problemas econômicos ou problemas conjunturais. Rezende e Ostermann (2005) destacam dificuldades de professores na falta de tempo para preparar aulas práticas de laboratórios, dificuldades para o uso de tecnologias e dificuldades para contextualizar o conteúdo da disciplina. Esse contexto motivou o presente trabalho de extensão.

Descrição

Palavras-chave

Tecnologia, Capacitação técnica, Treinamento, Educação

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09004