Projeto cidadão mundial: empresa jr. Orbe Relações Internacionais

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Data

2013

Autores

Gomes, Ana Paula [UNESP]
Choi, Bo Won [UNESP]
Marra, Gabriel Vieira [UNESP]
Santos, Gabriel Norde [UNESP]
Jacoveto, Jéssica [UNESP]
Hentz, Mariana Borato [UNESP]
Girotto, Nicole Berti [UNESP]
Fortes, Rafael Teixeira [UNESP]
Santos, Renan Gonçalves dos [UNESP]
Maia, Ronaldo Gomes [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O Cidadão Mundial é um projeto de Responsabilidade Social da Empresa Júnior Orbe Relações Internacionais da Unesp-Franca. Busca aproximar os assuntos que estão em destaque no cenário internacional a realidade dos estudantes do Ensino Público de Franca. Visto que a base da extensão universitária está no trabalho dos graduandos dentro da sociedade, os integrantes da Orbe RI perceberam que o ensino público de Franca poderia ser complementado com a atuação dos discentes dentro do setor. A partir dessa ideia, foi criado o projeto. O projeto tem como beneficiários alunos do Ensino Público de Franca - SP, na faixa etária de 14 a 18 anos, em sua grande maioria trabalhadores da indústria calçadista francana, residentes na zona periférica da cidade, quase em sua maioria trabalham para complementarem a renda familiar e consideram a educação como item curricular. O projeto é uma oportunidade de aprendizado por parte tanto dos alunos, quanto de seus idealizadores. Tem por objetivo a troca de informações a respeito do que acontece no mundo, ao mesmo tempo que é feita uma ligação entre as realidades local e global, no sentido de que seja possível alterar ambas as realidades a partir de diferentes perspectivas e visões. Elementos que vão diretamente ao encontro dos princípios de extensão universitária, uma vez que realizam o intercâmbio de conhecimento entre comunidade e universidade, não interpretada como uma relação verticalizada, mas sim horizontal na qual todos são participantes e contribuintes para o debate. Através de oficinas quinzenais, preparadas semanalmente, a iniciativa visa a construção do debate e do aprendizado horizontal entre os alunos e os membros do projeto. De acordo com o que foi aprendido pelos idealizadores do projeto no que tange a globalização, cultura e linguagem, criticidade e análise do que acontece ao redor do mundo, temos como proposta principal de temas das oficinas, a quebra de estereótipos, de paradigmas e a construção de mentes críticas, além de dar oportunidade e condições para que os alunos tenham cada vez mais, melhor qualidade de ensino. Os integrantes do projeto perceberam que há uma dificuldade dos alunos em construir um debate e gerar pensamentos críticos dentro da escola. cabe então aos mesmos ajudá-los na construção desse tipo de atividade, que por muitas vezes não é explorado nas aulas tradicionais do ensino brasileiro. Cada integrante do projeto tem papel essencial e basilar para a essência e funcionamento do projeto. São responsáveis pela pesquisa, pela prática de ensino, pelas questões administrativas. Os graduandos são o corpo, a mente e a alma do projeto. Idealizadores e iniciadores da atividade, sem eles com certeza não haveria Cidadão Mundial, pois estão presentes em todo o processo de construção.

Descrição

Palavras-chave

Educação horizontal, Sociedade, Emancipação, Construção de conhecimento

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09725