Utilização de metologias audiovisuais interativas e dinâmicas no ensino de redação para alunos do cursinho pré-vestibular Diferencial

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Silva, Giuliane do Nascimento [UNESP]
Cordeiro, Maria Angela de Moraes [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: O Cursinho Diferencial é o cursinho comunitário da UNESP campus Ilha Solteira, para alunos de escolas públicas e bolsistas em escolas particulares, é um projeto de inclusão social no qual envolve graduandos de vários cursos.Os jovens que procuram o Cursinho, possuem como característica comum, sérias dificuldades em conceitos básicos e não possuem hábito de leituras frequentes.Os recursos audiovisuais têm sido utilizados como ferramenta auxiliar para a apresentação de conteúdos e neste trabalho, foram utilizados visando despertar maior interesse dos jovens e facilitar a maneira de entender como se escreve uma Redação. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo despertar o interesse dos alunos para a disciplina utilizando ferramentas audiovisuais presentes no cotidiano dos mesmos de modo que venham a intermediar o entendimento do conteúdo a ser explorado nesta disciplina. Metodologia: Primeiramente foi ministrada uma aula expositiva com apenas o uso do quadro branco e material de apoio. No mês seguinte, a aula foi ministrada com recursos audiovisuais abordando o mesmo assunto, as aulas foram ministradas em quatro salas distintas.Com as ferramentas de áudio e vídeo foram incrementadas músicas que estavam relacionados a matéria, como por exemplo "O mundo é um moinho" interpretada por Cartola, "A Carta" de Renato Russo, "Diário de um detento" de Racionais Mc's, "Thank you for loving me" de Bon Jovi tais apresentam traços de carta. A música "Faroeste caboclo" e "Eduardo e Monica" de Legião Urbana, "Desculpa mãe" de Facção Central que contém traços de narração, apresentando a letra e o vídeo das mesmas, tais músicas são muito interessantes por serem dos gêneros Rap, MPB e Rock, muito popular entre os jovens. Resultados: Antes da implementação do método, a média da frequência analisada nas quatro classes, em quatro semanas, variou entre 67% e 75%, poucos alunos participavam das aulas retratando pouco comprometimento da sala com a matéria. Durante o mês da inserção do método, pode-se notar que a frequência dos mesmos variou de 88% e 94%, refletindo em um aumento de 27%.Observou se mais participação nas discussões e melhor comprometimento e entrosamento entre aluno e professor, melhora na parte estrutural dos textos narrativos e carta, Os mesmos elogiaram o método utilizado e pediram para que fosse feito mais vezes pois assim ficou mais fácil a compreensão do assunto. Conclusão: Com o método exposto, pode se observar que as letras as músicas em combinação ferramentas audiovisuais despertaram o interesse dos alunos, e complementaram os conteúdos ministrados durante as aulas fixando melhor a matéria proposta aos jovens e, como consequência, podemos observar também um aumento na presença durante as aulas, tornando de grande valia esse novo método.

Descrição

Palavras-chave

Audiovisual, Redação, Ensino

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09778