A charge em sala de aula: reflexo e refração étnicas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-11-21

Autores

Santos, Larissa Pereira da Silva [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa tem como objeto de estudo o gênero discursivo charge como possibilidade de trabalho pedagógico para os alunos das séries finais do Ensino Fundamental II. A escolha do gênero em questão se deu por se tratar de um gênero atrativo, aceito pelos alunos de forma imediata, por suscitar a criticidade e possibilitar o acesso a questões polêmicas da vida em sociedade. A pesquisa é oriunda da seguinte questão: de que modo o gênero discursivo charge pode ser trabalhado em sala de aula como um evento multimodal que reflete e refrata realidades sociais, em especial, as do campo étnico? A temática eleita, a saber, é a intolerância religiosa. Na esteira dos postulados do Círculo Bakhtiniano, tais como: a interação verbal, o signo ideológico, o dialogismo, a interdiscursividade, a ética e a estética e o reflexo e refração esta pesquisa busca investigar os efeitos de sentido subjacentes, as críticas veiculadas e as questões de enunciação. O objetivo geral da presente investigação é desenvolver uma proposta de trabalho pedagógico com charges de temática étnico- religiosa, perscrutando de que modo o gênero charge reflete e refrata realidades sociais que devem ser discutidas como práxis. Os objetivos específicos são: abordar a charge como gênero discursivo, à luz das formulações do Círculo de Bakhtin, propor e discutir a inserção das charges na sala de aula e analisar charges com temática étnico-religiosas, ancorados na teoria da Análise Dialógica do Discurso. As charges que compuseram o corpus da pesquisa foram coletadas do jornal francês Charlie Hebdo e dos sites dos chargistas brasileiros: Vitort Teixeira (Vitort) e Carlos Henrique Latuff de Sousa (Latuff).
This research has as its object of study the gender discourse charge as possibility of pedagogical work for the students of the final series of Fundamental Education II. The choice of the genre in question took place because it was a gender attraction, accepted by the students immediately, by raising the criticality and enable access to controversial issues of life in society. The research is derived from the following question: how gender discourse charge can be worked in the classroom as a multimodal event which reflects and refracts social realities, in particular those of ethnic field? The theme chosen, namely, is the religious intolerance. In the wake of the postulates of the Circle Bakhtinian, such as: the verbal interaction, the ideological sign, The dialogism, The interdiscursivity, ethics and aesthetics and the reflection and refraction this research aims to investigate the effects of meaning behind the criticisms expressed and the issues of enunciation. The overall goal of this research is to develop a proposal for a pedagogical work with charges of ethnic theme- religion, scrutinizing of how gender charge reflects and refracts social realities that must be discussed as praxis. The specific objectives are: addressing the charge as gender discourse, in the light of the wording of the circle of Bakhtin, propose and discuss the insertion of cartoons in the classroom and analyze cartoons with themes of ethnic-religious, anchored in the theory of Dialogic analysis of discourse. The cartoons that comprised the corpus of research were collected from the French newspaper Charlie Hebdo and the sites of cartoonists brazilians: Vitort Teixeira (Vitort) and Carlos Latuff de Sousa (Latuff).

Descrição

Palavras-chave

Gênero discursivo, Análise dialógica do discurso, Intolerância religiosa, Proposta pedagógica, Charge

Como citar