Potencialidades do centro de mapeamento

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Data

2001

Autores

Silva, João Fernando Custódio da [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O Centro de Mapeamento (Cemap) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) foi idealizado em resposta às demandas colocadas sobretudo por instituições públicas e privadas, cujas atividades meio ou fim dependem de mapas e de informação geográfica. Destacam-se as administrações municipais e as empresas e órgãos prestadores de serviços de utilidade pública, tais como, água e saneamento, energia elétrica, telecomunicações, segurança, agricultura, entre muitos outros ramos. Com o propósito de não encerrar a iniciativa apenas à prestação de serviços especializados na área de mapeamento topográfico e análise de informações geográficas, a integração entre ensino, pesquisa e extensão foi eleita para ser o fio condutor do Cemap, de tal modo que todo projeto de extensão deve contar com a participação de pelo menos um aluno de um dos cursos de graduação ou pós-graduação da FCT. Devido às circunstâncias restritivas à época de sua proposição, foi autorizado a funcionar como um centro interdepartamental, em 1995, aliás o único na Unesp. Os departamentos que têm docentes filiados ao Cemap são os de Cartografia, de Educação, de Geografia, de Matemática e de Planejamento. Particularmente, o departamento de Cartografia vem exercendo um papel norteador, talvez porque foi quem lançou a proposta e também porque a maioria dos seus docentes responde por disciplinas que definem o perfil que sustenta o Cemap. Este perfil é enriquecido com as disciplinas de Humanidades, de Planejamento, do Ambiente e das Matemáticas, que, integrando-se a projetos específicos, ampliam a gama de atuação do centro, sempre tendo por base projetos relacionados a mapeamento e geoinformação. O Cemap já executou projetos, assessorou instituições, proporcionou consultoria a vários usuários no campo da Cartografia e das informações geográficas. Infelizmente, devido à baixa capacidade operacional limitada pelo exíguo espaço físico e falta de pessoal técnico especializado, via de regra, projetos de maior envergadura (leia-se meses de duração com dezenas de participantes) não têm sido acolhidos pelo centro. O problema da falta de pessoal especializado pode ser resolvido mediante a contratação temporária de profissionais por projeto. Entretanto, o espaço físico permanece um questão equacionada, mas não resolvida. Isto tem causado enorme frustração a todos os interessados (administração universitária, professores, alunos e usuários). Atualmente, as atividades do centro estão praticamente suspensas, em virtude das reformas que estão em andamento nos seus laboratórios, objeto de financiamento da FAPESP no programa INFRA IV. É desnecessário enfatizar que a FAPESP apoia prioritariamente projetos de pesquisa. O crescimento da titulação do corpo docente da FCT incrementou as atividades de pesquisa no câmpus. Particularmente, no Cemap, os laboratórios, antes mais didáticos, vêm cedendo espaço para a pesquisa, acarretando um sacrifício maior das atividades experimentais de ensino. Em 1998, por ocasião do Programa de Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fapesp, os professores vinculados ao Cemap ratificaram seus objetivos: · ser uma unidade auxiliar preparada para o desenvolvimento e produção da pesquisa na área de aquisição, processamento, análise e aplicação de dados e informações geográficas; · apoiar o ensino de graduação e de pós-graduação, cedendo suas instalações às atividades acadêmicas planejadas (curriculares); · promover a extensão universitária, mediante: a) a realização de cursos de extensão e especialização, com o propósito de treinar e atualizar profissionais (especialmente professores da rede de ensino de 1o e 2o graus); b) a prestação de assessoria e consultoria a projetos de mapeamento e geoinformática, sempre com vínculo acadêmico; c) a execução , supervisão e fiscalização de projetos de mapeamento e geoinformática. · Integrar o conhecimento multidisciplinar das ciências cartográficas às funções da universidade (ensino, pesquisa e extensão), com o propósito de interagir com instituições públicas e privadas e desenvolver e difundir a arte, a técnica, a ciência e a cultura cartográficas. A coordenação do Cemap conjectura elaborar um projeto para a criação do Curso de Mestrado Profissional em Geomática (título provisório) com ênfase em soluções municipais e microrregionais a ser proposto ao Conselho do Curso de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas da FCT. Em suma, as potencialidades do Cemap caracterizam-se por sua abrangência regional e nacional; pelos temas de base (Cartografia, Mapeamento e Informação Geográfica) e temas-fins (Ambiente e Educação Virtual); pelas suas formas de atuação (assessoria, consultoria, treinamento e difusão da ciência e tecnologia da informação geográfica); por seu público-alvo (professores e alunos da rede de 1° e 2° graus; administradores e legisladores municipais); pela experiência dos pesquisadores associados e sobretudo pela enorme carência de soluções voltadas para a clientela selecionada.

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