Avaliação de habilidades e competências de pessoas com necessidades especiais em programa de educação para o trabalho

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Data

2003

Autores

Miura, Regina Keiko Kato [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A inclusão de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais no mercado de trabalho é um desafio para toda a sociedade. A falta de qualificação profissional, além da pequena participação da classe empresarial e a fiscalização em relação à legislação existente, prejudica seriamente a inserção destas pessoas no mercado de trabalho. Este estudo teve como objetivo estudar como avaliar as habilidades necessárias para a adequação das pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo, em ambiente de trabalho coletivo. Além disso, após a observação das habilidades necessárias para bom desempenho em serviço, iniciou-se a implementação de orientação para o ensino dessas habilidades. Participaram deste projeto de extensão cinco jovens, com faixa etária de 16 a 26 anos, cujo diagnóstico apresentam Síndrome de Down (4 pessoas) e Microcefalia (1 pessoa), clientes em atendimento educacional no Centro de Estudos da Educação e da Saúde – CEES/unidade auxiliar da Unesp/Marília. A avaliação inicial envolveu a elaboração de um instrumento de observação para verificação e acompanhamento do repertório de habilidades necessárias para o trabalho na brinquedoteca e auxiliar de secretaria. Os resultados de Implementação do Programa de Educação para o Trabalho mostraram melhoras nas habilidades e conhecimentos dos envolvidos na atividade profissional, bem como avanços no desenvolvimento nas áreas de socialização, comunicação interpessoal e em “pré-requisitos” profissionais (iniciativa, rapidez, compromisso, etc). O ensino de habilidades profissionais é voltado para o desenvolvimento de hábitos, posturas e atitudes em ambiente de trabalho; visa possibilitar maior independência nas diversas situações no meio social e profissional e sua provável inclusão na sociedade. É necessário favorecer oportunidades para que pessoas com necessidades educacionais especiais possam ser absorvidas pelo mercado de trabalho, que em todos os casos, privilegia a qualificação para as funções.

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