Desenvolvimento do Programa de Saúde Escolar de Botucatu

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Data

2003

Autores

Cyrino, Eliana Goldfarb [UNESP]
Prearo, Alice Yamashita [UNESP]
Pereira, Maria Lúcia Toralles [UNESP]
Barros, Iris Gomes de [UNESP]
Lemos, Telma [UNESP]
Köhler, Jenny [UNESP]
Pereira, Tânia Cristina [UNESP]
Megid, Sandra Maria Elias [UNESP]
Monteferrante, Maria Edith [UNESP]
Garcia, Vera Lúcia [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Apontando a necessidade de se buscar uma visão integradora do processo de crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente, o Programa de Saúde Escolar de Botucatu tem há 17 anos, procurado constituir-se numa prática programática em saúde com um recorte que se aproxime mais do eixo de determinação das principais necessidades de saúde de um grupo populacional específico, buscando instrumentalizar intervenções mais efetivas. Na construção de uma prática interdisciplinar, com envolvimento dos setores saúde e educação e com a incorporação da proposta ao planejamento da organização do setor saúde municipal, procura-se envolver todos os participantes da situação nos problemas enfrentados. Utiliza-se, assim, a noção de ação programática em saúde que compreende a articulação de vários programas respeitantes a mesma população e a seus vários problemas saúde-doença. O trabalho desenvolve-se em diversas regiões do município, prioriza a atenção à criança em idade escolar que está ingressando no ensino fundamental e conta com a participação de estagiários das áreas saúde e educação, possibilitando aos mesmos a vivência crítica junto a uma ação programática, no trabalho com uma equipe interdisciplinar, com uma ação intersetorial. Enfatiza-se também a parceria com o setor educação na implantação e desenvolvimento de ações inovadoras nos campos saúde e educação.

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