GEEC-Grupo de Estudos sobre o Ensino de Ciências: uma proposta de formação continuada para professores

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Data

2003

Autores

Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução – A formação continuada de professores é uma problemática central em educação. Inúmeras ações foram desenvolvidas, a partir de conceitos como reciclar, treinar, aperfeiçoar e capacitar. Atualmente, novas concepções sobre formação de professores, prática pedagógica e profissão professor têm possibilitado a organização e implementação de ações diferenciadas de formação continuada, que possuem como conceitos balizadores: trabalho coletivo, professor reflexivo e produtor de saberes e prática reflexiva e geradora de saberes. Nesta perspectiva, insere-se a presente proposta que tem por Objetivo: Formar um grupo de estudos com professores e contribuir para a formação continua e reflexiva dos mesmos. Método: Participam do grupo, seis professores de Ciências e Biologia de escolas públicas da cidade de Botucatu e os dois docentes autores. O projeto tem sido desenvolvido, desde 1999, por meio de encontros quinzenais,com aproximadamente 1 hora e 30 minutos, realizados em uma escola pública da cidade de Botucatu. As atividades desenvolvidas podem ser organizadas em duas dimensões: 1-elaboradas pelo grupo e 2-apresentadas pelos autores. Na primeira dimensão são identificadas as seguintes atividades: elaboração e desenvolvimento de planos de ensino, discussão sobre os parâmetros curriculares nacionais e definição de temáticas relacionadas a prática cotidiana –por exemplo: participação dos alunos em sala de aula. Já na segunda, as atividades são : leitura e discussão de textos; questões a serem respondidas ou elaboradas pelas professoras, relatos; discussões, avaliações e entrevistas individuais. Resultados: Verificou-se que: a) a motivação interna das participantes foi mantida ao longo do processo, b) elas analisaram e compreenderam diferentes aspectos de sua prática pedagógica e c) elas compreenderam a necessidade e a possibilidade de uma estreita articulação entre universidade e prática pedagógica na escola. As principais dificuldades encontradas durante o processo foram: forte tendência em dissociar reflexão e ação ,“aprisionamento” no nível da descrição e troca de experiências e “cristalização” em seus pontos de vistas. Considerações finais: O desenvolvimento desta proposta tem apontado a possibilidade da construção coletiva de uma ação de formação continuada de professores, pautada no diálogo com princípio metodológico e no envolvimento dos participantes e de uma relação próxima e continua entre universidade e escola. (A partir de 2001, esta proposta esta vinculada ao Núcleo de Ensino de Botucatu)

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