Curso de educação a distância Educação Ambiental: princípios e práticas

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2003

Autores

Silva, Aristeu Vieira da [UNESP]
Reis, Marília Freitas de Campos Tozoni [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: A educação a distância é uma alternativa educacional capaz de atender as demandas sociais de formação geral e atualização profissional nesta sociedade que produz conhecimento de forma intensa e rápida. Essa modalidade de educação e ensino está num avançado processo de institucionalização. Além disso, a problemática ambiental vem sendo preocupação de vários setores sociais, inclusive a universidade. Entre as estratégias buscadas para enfrentar esses problemas, estão as ações educativas ambientais. Para isso, é necessário formar educadores ambientais. A universidade também vem se responsabilizando pela formação desses educadores, realizada em diferentes modalidades. Uma alternativa é a modalidade a distância. Objetivos: proporcionar aperfeiçoamento e atualização de estudantes e profissionais de várias áreas em educação ambiental; proporcionar troca de experiências entre indivíduos preocupados com o ambiente; refletir os fundamentos teórico-metodológicos da educação ambiental; construir propostas de atualização em educação ambiental utilizando os recursos tecnológicos e pedagógicos da educação à distância; contribuir para o desenvolvimento de metodologias de ensino inovadoras, do ponto de vista pedagógico, para a educação à distância; Métodos: O curso será desenvolvido pela modalidade a distância refletindo sobre os fundamentos teórico-metodológicos da educação ambiental e discutindo tópicos específicos ambientais e aspectos teórico-práticos da educação ambiental. Utilizando a interface WEBCT serão propostas atividades de leitura, análise e discussão de textos e filmes, discussões em grupos (chats e listas de discussão), sugestão de links e pesquisas on-line. Os alunos serão convidados a desenvolver trabalhos individuais e coletivos, tais como textos, análise de páginas na Internet, entrevistas com educadores ambientais e produções plásticas. Esses trabalhos serão disponibilizados em páginas do ambiente WEBCT. Resultados esperados: Atualização de profissionais e alunos das diferentes áreas em educação ambiental. Considerando o perfil dos alunos inscritos na primeira turma (alunos de muitas regiões do Brasil e até do exterior), um dos resultados esperados é a possibilidade de intensa troca de experiências acerca das ações educativas ambientais nos diferentes espaços sociais. A organização do curso já trouxe resultados quanto ao desenvolvimento de metodologias de ensino para a educação à distância: os recursos oferecidos pela plataforma escolhida (WEBCT) e pela Internet, mostraram a possibilidade de ampliar as atividades do ensino a distância incorporando atividades de trabalho conjunto e cooperativo entre os alunos, superando a idéia de que a educação à distância seja uma modalidade de ensino individualizado.

Descrição

Palavras-chave

Como citar