Reintegração escolar de adolescentes drogadictos

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Data

2003

Autores

Borges, Mirlene Amaral [UNESP]
Oliveira, Thiago Motta de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: o acompanhamento de pessoas drogadictas, em processo de recuperação, requer estratégias que evitem seu retorno à dependência e ofereçam possibilidades de autoconhecimento, favorecendo sua reintegração na sociedade, incluindo-se, nesta, a escola. A Comunidade Terapêutica “Só Por Hoje”, parceira desse projeto, oferece diversas atividades ocupacionais, entre as quais, aulas de algumas disciplinas como, por exemplo, Biologia. Em pesquisa anterior, realizada nessa comunidade, elegeu-se como prioridades de trabalho educativo a opção por uma metodologia que propicie a elaboração de conceitos biológicos, por intermédio de estratégias dinâmicas e diversificadas e o desenvolvimento do conteúdo de ensino em temas relacionados ao cotidiano do jovem e conectados a assuntos do ensino regular. Objetivo: como objetivo propõe-se a elaborar material didático lúdico, que permita discutir com os adolescentes alguns conceitos relacionados ao ser humano, enfocando sua dimensão biológica (fisiologia e morfologia do corpo humano) e social, no que se refere à sexualidade humana e à relação homem-natureza e disponibilizar o material produzido a educadores que trabalhem com um público semelhante ao atendido pelo projeto. Proposta: em termos de proposta, dispõe-se a: (a) discutir a organização metodológica do conteúdo de ensino; (b) preparar os temas com estratégias didáticas lúdicas e com técnicas expositivo-teóricas e práticas; (c) desenvolver atividades e registrar a participação dos alunos nas mesmas; (d) discutir os resultados. Resultados: como resultados, espera-se a aprendizagem de conceitos morfofisiológicos do corpo humano e a conscientização da importância do homem como agente integrante da natureza.

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