Análise dos estilos interativos entre mães-crianças portadoras de atraso de desenvolvimento em situações lúdicas

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Data

2003

Autores

Fernandes, Renata Fray [UNESP]
Sigolo, Silvia regina Ricco Lucato [UNESP]
Furquim, Eucilene Stahlberg [UNESP]
Chinelatto, Milena Mara [UNESP]
Pamplin, Renata Christian de Oliveira [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho integra o Projeto de Extensão Universitária – Programa de Educação de Pais e de Estimulação junto à criança com atraso de desenvolvimento. Parte do pressuposto de que a variedade de papéis desempenhados pelo indivíduo, assim como sua interação com ambientes, situações e pessoas distintas favorece o enriquecimento de suas habilidades sociais e cognitivas. O objetivo da pesquisa consiste em descrever e analisar os estilos interativos entre mães e crianças portadoras de atraso de desenvolvimento em situações de brinquedo livre e as mudanças que ocorreram em função da participação nos programas de intervenção. Os participantes foram quatro díades mãe-criança com idade cronológica variando de quatro a oito anos no início do estudo. Os dados foram coletados em duas etapas, com intervalo de seis meses entre elas, por meio de filmagem das interações mãe-criança em ambiente de estimulação – sala da Unidade Auxilias CEAO (Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa – “Dante Moreira Leite”) da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara. As unidades comportamentais foram identificadas mediante a proposição de categorias analíticas para a interação mãe-criança em atividades lúdicas. Os resultados apontam que as relações diádicas positivas e recíprocas se intensificam na medida em que as cuidadoras reconhecem a própria capacidade de influenciar a criança e direcionar seus comportamentos tendo como objetivo a promoção do desenvolvimento. Para isto o registro em vídeo poderá servir como uma evidência de que estas evoluções estão acontecendo. As crianças modificam o nível de concentração e envolvimento em relação as atividades e brincadeiras desenvolvidas.

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