Projeto de atendimento a crianças e jovens portadores de distúrbios neuro-motores conforme os princípios de educação condutiva

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Data

2003

Autores

Souza, Juçara Farias de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A necessidade de propiciar atendimento de qualidade à crianças e jovens paralíticas cerebrais, assim como, fomentar inclusão à plenas condições de cidadania, motivou pais e familiares a unirem-se para gerir um espaço com tais objetivos. O Espaço Stimuli, juntamente com uma associação sem fins lucrativos, a Associação de Pais e Amigos da Criança com Distúrbios Neuromotores – Apac., coordena o trabalho de uma equipe multidisciplinar (fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas educacionais e educação artística) e tem como referência básica a adoção de abordagem sugerida pela “educação condutiva”, princípio básico desenvolvido por Andras Petö, médico e pedagogo húngaro. De acordo com tais princípios, criar condições para o pleno desenvolvimento de paralíticos cerebrais, significa investir nas possibilidades de autonomia presentes a cada caso particular. Ampliar a comunicação, interação e desempenho nas atividades da vida diária são metas deste trabalho, resultam numa ênfase especial no incremento da confiança em si próprio e na promoção de um ambiente alegre e descontraído. Deste modo, a inclusão da educação artística preenche as finalidades de desenvolvimento dos indivíduos em seus dimensões intelectual, emocional, perceptivo, estético e comunicador/criativo. O trabalho de extensão inscreve-se em tais parâmetros, em que desenvolvo oficinas de educação artística.

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