Oficina boneco de pano

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2003

Autores

Barbosa, Juliana de Oliveira [UNESP]
Cardoso, Priscila Nunes [UNESP]
Rogone, Heloisa Maria Heradão [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: A oficina “Boneco de pano” é uma modalidade de atendimento oferecida a crianças de 7 a 12 anos, do Projeto ABC (aprender, brincar e crescer), da Secretaria Municipal de Assistência Social de Assis-SP, em parceria com a Unesp, que visa oferecer atividades em horário complementar à escola, à crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social. Em seu segundo ano de atividade, esta oficina foi criada pensando em vários traços, características, sistemas cognitivo, afetivo e de comportamento, percebidos nestas crianças que apresentam inúmeras inquietações que habitam seus universos, num mundo composto de alegria, criatividade, ansiedade conflitos e frustrações. Assim, “Boneco de pano” só existe porque é um grupo, uma pluralidade de personalidades, com algo significativamente em comum, numa gama de interesses e particularidades. Como numa fusão de materiais que dão origem ao boneco de pano, que toda criança fabrica, gosta, brinca e vibra. Objetivos: Com a finalidade de desenvolver a construção de uma identidade grupal, cidadania e resgatar a auto estima, “Boneco de Pano” trabalha a subjetividade através da arte. Ou seja, com várias atividades artísticas, levando em conta simbologias que seriam substitutas do real desejado, com diferentes conotações, mostrando que determinadas demandas podem ser variadamente expressas. Questões que são levadas: representações indiretas ou figuradas de uma idéia, desejos ou conflitos a serem resolvidos. Portanto, é assim o trabalho da oficina, que objetiva melhorar o cotidiano destas crianças que vivem uma rotina conturbada e desacreditada. Método: Determinado por atividades artísticas, o método se caracteriza considerando as condições de infra-estrutura, bem como o material disponível. Para tanto, os trabalhos realizados semanalmente em grupo de 10 crianças, são: pintura, colagens, teatro com fantoches, literatura com produção de textos e poemas, fotografia, culinária, passeios educativos e recreativos. Com tais exercícios, trabalha-se questões de cunho emocional diversas, que fazem parte do dia-a-dia dessas crianças. Esses trabalhos se dão por meio de dinâmicas, vivências e sugestões do próprio grupo, que além de opinar, também discute ou questiona. Resultados: Os resultados apresentados pelas crianças, neste ano de 2002, são surpreendentes, segundo dados observados. Tal constatação, deve-se ao próprio relacionamento entre as crianças e as duas coordenadoras e à desenvoltura na execução das atividades.

Descrição

Palavras-chave

Como citar